O São Paulo entrou em campo, no Morumbi, diante do Fluminense necessitando de apenas uma vitória para garantir o título. Porém o jogo foi muito complicado para o tricolor paulista, como já era de se esperar. O tricolor carioca, que com o empate se garantiu na série A, ainda abriu o placar com Tartá, mas Borges empatou. Para adiar mais a festa, o Grêmio goleou o Ipatinga, no Ipatingão, por 4 a 1, rebaixando a equipe mineira. Os gaúchos, que garantiram a classificação para a Libertadores do próximo ano, precisam agora vencer o Atlético Mineiro no Olímpico e torcer para o Goiás derrotar o São Paulo no Bezerrão. Um empate deixa o título para os paulistas.
Além do Ipatinga, outra equipe que disputará a série B de 2009 é a Portuguesa. A Lusa tinha chances de escapar, caso vencesse o Sport no Canindé. A equipe chegou a virar o jogo, após sair atrás do marcador, mas sofreu o empate e, na 19ª colocação com 38 pontos, ficou a quatro do Atlético Paranaense, o último que se salvaria. A equipe paranaense perdeu, nos Aflitos, de virada para outro desesperado: o Náutico. Os pernambucanos saíram da zona de rebaixamento e agora precisam de um empate, na última rodada, contra o Santos, na Vila Belmiro. Por outro lado, o time paranaense, que estava um pouco tranquilo, passa a se preocupar com o rebaixamento e, para não depender de ninguém, vai precisar de uma vitória em casa contra o Flamengo, que ainda briga pela Libertadores.
Ainda na briga para escapar do rebaixamento, o Vasco conseguiu vencer, no Couto Pereira, o Coritiba por dois gols a zero e joga suas fichas no próximo jogo diante do Vitória, em São Januário, onde precisa ganhar de qualquer forma, além de secar um de seus adversários. Quem faz companhia aos cariocas é o Figueirense, que venceu, no Engenhão, o Botafogo por 3 a 1, e agora recebe o Internacional que, no Beira Rio, derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, complicando os mineiros. O Cruzeiro, no entanto, joga no Mineirão contra a já rebaixada Portuguesa para se garantir na Libertadores.
Também na briga pela Libertadores, o Palmeiras não saiu do zero com o Vitória, no Barradão, e se manteve no G4. Os paulistas recebem agora o Botafogo. Já o time que achava que poderia ser campeão e pode ficar de fora da Libertadores, tropeçou mais uma vez no Maracanã, ao empatar com o Goiás por 3 a 3, após estar vencendo por 3 a 0. Os cariocas enfrentam agora um Atlético Paranaense preocupado com a série B, na Arena da Baixada.
Muita emoção ainda sobrou para a última rodada. São Paulo e Grêmio na luta pelo título. Na disputa pela classificação para a Copa Libertadores, 3 times brigam por mais duas vagas: Palmeiras (65 pontos), Cruzeiro e Flamengo (64). Na zona da degola, também só há mais duas "vagas". Quatro equipes continuam a missão de fugir da série B: Vasco (40), Figueirense (41), Atlético-PR (42) e Náutico (43).
Acertos nos palpites: 50%