domingo, 30 de novembro de 2008

Brasileirão será decidido na última rodada


Ao contrário das edições anteriores, o Campeonato Brasileiro de 2008 conhecerá seu campeão apenas na última rodada. Nas zonas de rebaixamento e de Libertadores restam duas vagas.

O São Paulo entrou em campo, no Morumbi, diante do Fluminense necessitando de apenas uma vitória para garantir o título. Porém o jogo foi muito complicado para o tricolor paulista, como já era de se esperar. O tricolor carioca, que com o empate se garantiu na série A, ainda abriu o placar com Tartá, mas Borges empatou. Para adiar mais a festa, o Grêmio goleou o Ipatinga, no Ipatingão, por 4 a 1, rebaixando a equipe mineira. Os gaúchos, que garantiram a classificação para a Libertadores do próximo ano, precisam agora vencer o Atlético Mineiro no Olímpico e torcer para o Goiás derrotar o São Paulo no Bezerrão. Um empate deixa o título para os paulistas.

Além do Ipatinga, outra equipe que disputará a série B de 2009 é a Portuguesa. A Lusa tinha chances de escapar, caso vencesse o Sport no Canindé. A equipe chegou a virar o jogo, após sair atrás do marcador, mas sofreu o empate e, na 19ª colocação com 38 pontos, ficou a quatro do Atlético Paranaense, o último que se salvaria. A equipe paranaense perdeu, nos Aflitos, de virada para outro desesperado: o Náutico. Os pernambucanos saíram da zona de rebaixamento e agora precisam de um empate, na última rodada, contra o Santos, na Vila Belmiro. Por outro lado, o time paranaense, que estava um pouco tranquilo, passa a se preocupar com o rebaixamento e, para não depender de ninguém, vai precisar de uma vitória em casa contra o Flamengo, que ainda briga pela Libertadores.

Ainda na briga para escapar do rebaixamento, o Vasco conseguiu vencer, no Couto Pereira, o Coritiba por dois gols a zero e joga suas fichas no próximo jogo diante do Vitória, em São Januário, onde precisa ganhar de qualquer forma, além de secar um de seus adversários. Quem faz companhia aos cariocas é o Figueirense, que venceu, no Engenhão, o Botafogo por 3 a 1, e agora recebe o Internacional que, no Beira Rio, derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, complicando os mineiros. O Cruzeiro, no entanto, joga no Mineirão contra a já rebaixada Portuguesa para se garantir na Libertadores.

Também na briga pela Libertadores, o Palmeiras não saiu do zero com o Vitória, no Barradão, e se manteve no G4. Os paulistas recebem agora o Botafogo. Já o time que achava que poderia ser campeão e pode ficar de fora da Libertadores, tropeçou mais uma vez no Maracanã, ao empatar com o Goiás por 3 a 3, após estar vencendo por 3 a 0. Os cariocas enfrentam agora um Atlético Paranaense preocupado com a série B, na Arena da Baixada.

Muita emoção ainda sobrou para a última rodada. São Paulo e Grêmio na luta pelo título. Na disputa pela classificação para a Copa Libertadores, 3 times brigam por mais duas vagas: Palmeiras (65 pontos), Cruzeiro e Flamengo (64). Na zona da degola, também só há mais duas "vagas". Quatro equipes continuam a missão de fugir da série B: Vasco (40), Figueirense (41), Atlético-PR (42) e Náutico (43).


Acertos nos palpites: 50%

sábado, 29 de novembro de 2008

Série B acaba e define rebaixados


Neste sábado ocorreu a última rodada da segunda divisão nacional. Os quatro primeiros, que ascenderiam à série A de 2009, já estavam definidos. Restavam duas "vagas" para a série C. Marília e Criciúma se juntaram a Gama e CRB. América de Natal e Fortaleza escaparam.

A 38ª rodada havia começado na sexta-feira. O já rebaixado Gama (19°) recebeu o Bahia e ficou no empate sem gols. O Bahia se despediu da série B na décima colocação. No outro jogo, o Santo André, que se sagrou vice-campeão, venceu, em casa, o Paraná por 3 a 1. Os paranaenaenses terminaram na décima primeira colocação.

No complemento da rodada, o Avaí, 3° colocado, empatou com o São Caetano (9°) por 2 a 2, em Santa Catarina. O já rebaixado e último colocado, CRB, foi derrotado, em casa, pelo ABC de Natal (13°), por três gols a um. Em Caxias do Sul, o Juventude (8°) venceu o Barueri (4°) por 3 a 2. E, em Goiânia, o Vila Nova, sexto colocado, venceu o Bragantino (7°) por dois gols a zero.

Na briga para escapar da degola, o América venceu, em Natal, o time misto do campeão Corinthians por 2 a 0 e se salvou, terminando o campeonato na 15ª colocação. Outro que escapou foi o Fortaleza. A equipe cearense venceu, em casa, o Brasiliense (14°) por 3 a 0 e se garantiu na série B de 2009. Marília e Criciúma não tiveram a mesma sorte, ou melhor, competência. A equipe paulista ainda venceu, em casa, o Ceará (12°) por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Bruno Ribeiro, mas acabou ficando na 17ª colocação com 45 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, mas inferior no número de vitórias (11 a 12). Os catarinenses do Criciúma também estarão na série C de 2009. Jogando em Campinas, a equipe foi derrotada pela Ponte Preta (5ª colocada) por 3 a 1 e se despediu da segunda divisão na 18ª colocação, com 41 pontos.

O artilheiro da competição foi o veterano Túlio Maravilha, com 24 gols marcados, pelo Vila Nova de Goiás. Túlio fez nove gols a mais que o vice-artilheiro Nunes, do Bragantino.

Subiram: Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Barueri-SP

Rebaixados: Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL

Mais uma rodada decisiva do Brasileirão


A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro promete mais decisões. O São Paulo pode, matematicamente, garantir o título e pode pintar alguns rebaixados. O Ipatinga pode ser o primeiro. Na zona da Libertadores pode haver mudanças também, mais uma vez. Todos os jogos serão no domingo às 17 horas.

O líder São Paulo recebe o Fluminense que precisa de somente um ponto para, matematicamente, se livrar do rebaixamento. Uma vitória dá o título ao tricolor paulista. O vice-líder Grêmio vai ao Ipatingão com a missão de adiar o título do São Paulo e rebaixar de vez o time mineiro. O Cruzeiro enfrenta, no Beira-Rio, o time misto do Internacional (8° colocado) e quer vencer para se aproximar da Libertadores. Outro que briga por vaga na Libertadores é o 4° colocado Palmeiras, que enfrenta o Vitória (10°), em Salvador. O Grêmio viu que não é fácil vencer o time baiano no Barradão e o próprio Palmeiras não tem boas lembranças do Vitória (já foi goleado por 7 a 2 no Palestra Itália em uma das edições da Copa do Brasil e foi rebaixado à série B ao perder para os baianos). O Flamengo, que até a última rodada pensava em título, vai ter que lutar para chegar à Copa Libertadores. Os cariocas enfrentam o Goiás (7° colocado), no Maracanã.

O Coritiba, na sexta posição, recebe o Vasco desesperado. Os paranaenses não brigam por muita coisa, mas complicaram a vida do Grêmio, no Olímpico, e atropelaram o Santos no mesmo Couto Pereira, na última rodada. O Botafogo, nono colocado, recebe o Figueirense que, na 17ª colocação, está na briga para não ser rebaixado. O Sport vai ao Canindé enfrentar outro desesperado: a Portuguesa. A Lusa tem mais uma chance de fazer valer seu mando de campo. O Atlético Mineiro recebe o Santos que, assim como o Fluminense, um empate o livra do rebaixamento matematicamente.

O grande confronto da parte de baixo da tabela ocorrerá, coincidentemente ou não, nos Aflitos. O Náutico recebe o Atlético Paranaense. O time do Recife tem 40 pontos e está a dois da zona da degola. Já o Atlético pode se livrar do descenso com uma vitória. O jogo dos "aflitos".

Confira os palpites para os jogos:

Botafogo x Figueirense
O time carioca deve complicar a vida dos catarinenses no Engenhão. O Botafogo ainda briga para mostrar um bom futebol no campeonato e deve reencontrar a vitória. VITÓRIA DO BOTAFOGO

Internacional x Cruzeiro
O time gaúcho vai ser misto, mas o Cruzeiro tem tido dificuldades para se firmar na competição. A vaga na Libertadores pode vir, mas só na última rodada. EMPATE

Vitória x Palmeiras
Jogo complicado para a equipe alvi-verde. O Grêmio parecia que venceria o time baiano, mas levou um baile no segundo tempo. O Palmeiras deverá ter esse cuidado. O Vitória vai complicar mais uma vez. EMPATE

Portuguesa x Sport
Ainda dá para a Lusa, mas pode ser a última chance. Se não vencer o time pernambucano, se despede da série A. VITÓRIA DA PORTUGUESA

Coritiba x Vasco
Mesmo com a história envolvendo o atacante Keirrisson sobre o pedido de seu pai vascaíno para não marcar contra a equipe de São Januário, o Coxa deve vencer os cariocas. O Vasco depende de um bom desempenho de Mádson. VITÓRIA DO CORITIBA

Náutico x Atlético-PR
Jogo dos "aflitos". O Atlético deve escapar do rebaixamento, mas nesta rodada ainda não. O Náutico deve ter um bom desempenho em casa. VITÓRIA DO NÁUTICO

Flamengo x Goiás
Jogo para o Flamengo decidir se quer ou não a vaga na Libertadores. Os goianos não querem mais nada no campeonato. A vitória dos cariocas em um Maracanã cheio é mais que obrigação para quem há pouco sonhava com título. VITÓRIA DO FLAMENGO

Ipatinga x Grêmio
Os mineiros estão desesperados, jogam em casa, mas não têm mostrado força. É a última chance tanto de Ipatinga (para fugir do rebaixamento) como de Grêmio (na briga pelo título). O Grêmio deve tentar dar mais emoção no campeonato. VITÓRIA DO GRÊMIO

Atlético-MG x Santos
Os mineiros brigam pela tal da Sul-americana (será?), enquanto ao Santos basta um empate para se garantir na série A. EMPATE

São Paulo x Fluminense
O tricolor carioca deve adiar um pouco a festa do paulista. Vai dar trabalho e deve sair do Morumbi com um resultado que o garanta na primeira divisão. EMPATE

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quanto vale a Copa Sul-americana?


Na última quarta-feira, pela Copa Sul-americana, o Internacional venceu por 1 a 0, na Argentina, o Estudiantes. Uma vitória inquestionável de uma equipe que jogou, desde os 25 minutos da primeira etapa, com um jogador a menos, com a expulsão do volante Guiñazú, desfalque para o jogo no Beira-Rio, na próxima semana.

Menosprezado pelos brasileiros, parece que o torneio acaba adquirindo um valor quando é conveniente. O Atlético Paranaense que, quando da disputa com o São Paulo, brigava contra o rebaixamento dizia que seguir na competição poderia dar um ânimo a mais para fugir da degola. E a equipe paranaense parece ter conseguido escapar. Mas será que serviu só para isso o torneio? Dar um ânimo para fugir da segunda divisão? O próprio São Paulo via o valor da Sul-americana quando estava a 11 pontos do líder Grêmio. Quando o time começou a ter sua crescente no campeonato nacional, demonstrou que foi ótimo ter caído fora da competição pois assim teve mais tempo para treinar e descansar seus jogadores para a arrancada final.

Dentro desse princípio, a diretoria do Inter, principalmente, parece ver no torneio sul-americano uma justificativa ao investimento feito nessa temporada. É certo que a equipe perdeu o seu treinador Abel Braga no início do Brasileirão e o atual treinador, Tite - que até o último instante era questionado por essa mesma diretoria - , teve que montar uma equipe com base no que lhe foi deixado. Contava com dois grandes jogadores (Nilmar e Alex), perdeu o atacante Fernandão e teve as chegadas, a preço de ouro, do argentino D'Alessandro, que pouco vinha sendo aproveitado nos times europeus por quais passou, e Daniel Carvalho. Segundo informações, cerca de 30 milhões investidos.

O desempenho no Brasileiro foi pífio, aquém do que se poderia esperar da equipe gaúcha. Aliás, desde os vice-campeonatos de 2005 e 2006, a equipe não tem um bom desempenho no Nacional (11° em 2007 e 8° neste ano). É claro que a equipe campeã mundial em 2006 foi desmanchada, mas já se foram 2 anos. O que não se pode esquecer é que o Inter deu sim prioridade ao torneio, mas a partir do momento em que se via sem chances tanto de título do nacional como de vaga na Libertadores.


Com a quase certa saída dos times peruanos da próxima Libertadores, se cogitou dar vaga para o campeão da Sul-americana. Mas só agora que é conveniente? Ou será que foi para dar um fôlego à Sul-americana? Até o Fluminense, vice-campeão neste ano já quis beliscar uma vaguinha também. Prova clara de que, o que realmente importa, é a Libertadores e não a Sul-americana. Está evidente que a competição está mal colocada no calendário, mas já há alguns anos ocorre sempre no segundo semestre. Quando os times já estão fora da zona de Libertadores ou da degola, o discurso é um só: "vamos brigar pela Sul-americana então". Se aparece o discurso da vaga na Sul-americana, por que o torneio não está no planejamento que é traçado pelos clubes no início da temporada?

O Inter deve levar a taça da competição. Vai ser mais do que merecido. Mas a pergunta que vem é: e 2009? Será que realmente vai ser o ano do Inter? A equipe não disputa a Libertadores e já se fala da saída de Daniel Carvalho, que deve retornar ao CSKA de Moscou. D'Alessandro tem um bom contrato, mas será que fica mesmo? Nilmar e Guiñazu são dois atletas que também têm propostas. E muitos clubes, inclui-se o Internacional, passarão a gastar um pouco mais visando a Copa de 2014.

O futebol apresentado por Alex (principalmente), D'Alessandro e Nilmar é sim bonito de se ver, mas será que trará resultados? Há elenco e dinheiro para sustentar essas estrelas? Essas são outras perguntas que ficam.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quarta-feira sem muita definição na UCL

A penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, completada nesta quarta-feira, deixou os grupos A, B, C e D embolados. As únicas equipes que se garantiram na próxima fase foram Inter, Barcelona, Atlético de Madrid e Liverpool.

No grupo A, a Roma venceu o Cluj, na Romênia, por 3 a 1. Os italianos chegaram aos 9 pontos e lideram o grupo. Já os romenos ficaram com 4 e terão que briga pela Copa da UEFA. No outro jogo, na França, Bordeaux e Chelsea ficaram no 1 a 1. Os ingleses estão agora na segunda colocação com 8 pontos, seguido de perto pelos franceses que possuem 7. Na última rodada, o Chelsea recebe o Cluj enquanto Roma e Bordeaux se enfrentam na Itália.

Pelo grupo B, mesmo perdendo em casa para o Panathinaikos, a Internazionale se garantiu na próxima fase. A equipe italiana estacionou na primeira colocação do grupo com 8 pontos. Os gregos chegaram à segunda colocação com 7 pontos. Na outra partida, o Anorthosis empatou por 2 a 2, em casa, com o Werder Bremen. A equipe do Chipre ficou nos 6 pontos, enquanto os alemães terão que brigar por vaga na Copa da UEFA, já que, com 4 pontos, têm poucas chances de chegar à próxima fase. Na rodada final, a Inter vai à Alemanha enfrentar o Werder Bremen, enquanto Panathinaikos e Anorthosis se enfrentam na Grécia. Rodada que promete emoções.

O grupo C foi marcado por goleadas. O Barcelona venceu o Sporting, em Portugal, por 5 a 2. Os espanhóis chegaram aos 13 pontos e garantiram o primeiro lugar do grupo. Já os portugueses estão quase na segunda fase, mas uma combinação de resultados pode tirá-los da próxima etapa. Para isso, o Shakhtar precisa vencer, fora de casa, o Barcelona e o Sporting perder, na Suíça, para o Basel. O que parece pouco provável, já que, no outro jogo do grupo, o Shakhtar goleou os suíços, na Ucrânia, por 5 a 0.

Já o grupo D foi o único que teve alguma decisão. Liverpool - que venceu, na Inglaterra, o Olympique de Marseille por 1 a 0 - e Atlético de Madrid - que venceu, na Espanha, o PSV por 2 a 1 - garantiram suas classificações. Na última rodada, brigam pelo primeiro lugar do grupo. O Atlético de Madrid vai visitar o Olympique de Marseille e o Liverpool vai até a Holanda enfrentar o PSV.

The Champions...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

The Champions...

A penúltima rodada da Liga dos Campeões teve início nesta terça-feira. Os grupos E, F, G e H já têm os seus classificados às oitavas-de-final.

Pelo grupo E, Manchester United e Villarreal empataram por 0 a 0, na Espanha, e garantiram a passagem para a próxima fase. O Aalborg venceu, em casa, o Celtic, mas os dois acabaram morrendo abraçados. Na última rodada, no dia 10 de dezembro, o Manchester enfrenta o Aalborg, na Inglaterra, enquanto o Villarreal vai à Escócia visitar o Celtic. Ingleses e espanhóis possuem os mesmos 9 pontos, mas o Manchester é superior no saldo de gols (6 a 4). Aalborg e Celtic ainda brigam por uma vaga na Copa da UEFA.

No grupo F, o Bayern de Munique garantiu sua classificação ao vencer, no Allianz Arena, o Steaua Bucarest por 3 a 0. Quem fará companhia ao time alemão é o Lyon, que derrotou, na Itália, a Fiorentina por 2 a 1, eliminando a equipe de Florença. Alemães e franceses dividem a liderança do grupo com 11 pontos. O Bayern tem saldo superior (7 a 5). Na rodada final, as duas equipes se enfrentam para definir as posições dentro do grupo. Fiorentina e Steaua Bucarest se duelam em busca de uma vaga na Copa da UEFA. Os italianos têm 3 pontos enquanto os romenos somaram apenas um.

Já no grupo G, em Londres, o Arsenal venceu o Dynamo de Kiev por 1 a 0 e garantiu sua vaga. O Porto, outro classificado, foi até a Turquia e derrotou o Fenerbahce por 2 a 1. O time inglês chegou aos 11 pontos, enquanto os portugueses somaram 9. Ambos se enfrentam na última rodada para definir suas posições dentro do grupo. Dynamo e Fenerbahce se enfrentam na Ucrânia. O time ucraniano só fica de fora da Copa da UEFA se for derrotado por uma diferença de três gols.

O grupo H teve como classificados Juventus e Real Madrid. Os italianos ficaram no zero com o russo Zenit. Já os espanhóis derrubaram o Bate Borisov por 1 a 0, fora de casa, e levaram a outra vaga. Juventus soma 11 e o Real chegou aos 9 pontos. O Zenit deve se garantir na Copa da UEFA também, já que soma três pontos a mais que o Bate Borisov e tem melhor saldo (0 a -5). Os russos visitam o Real Madrid, na última rodada, enquanto os bielo-russos enfrentam a Juventus na Itália.

Mais classificados poderão ser definidos no complemento da rodada, nesta quarta-feira. Confira os jogos:

Grupo A
Cluj x Roma
Bordeaux x Chelsea

Grupo B
Anorthosis x Werder Bremen
Inter x Panathinaikos

Grupo C
Sporting x Barcelona*
Shakhtar Donetsk x Basel
* já está classificado

Grupo D
Atlético de Madri x PSV
Liverpool x Olympique de Marseille

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Série C chega ao fim

Após quase 5 meses de competição e com 62 equipes envolvidas, a terceira divisão nacional encerrou-se neste último final de semana. Ao contrário da série B em que, dos 4 que subiram, 3 eram paulistas, uma equipe de cada estado conseguiu o acesso à segunda divisão. Esse ano foi o último da série C nos moldes atuais. A partir de 2009, com a criação da série D, 20 equipes apenas irão compor a terceira divisão do Brasileiro.

Atlético-GO, Guarani-SP, Campinense-PB e Duque de Caxias-RJ farão parte da série B do próximo ano. A equipe goiana já tinha subido e se sagrado campeã com antecedência. E foi condolente com o Campinense. O empate por 0 a 0, em Goiânia, garantiu a equipe da Paraíba na segunda divisão. O Guarani precisava apenas fazer sua parte no Brinco de Ouro, apesar de enfrentar uma equipe que também tinha chances de acesso (o Águia do Pará). E fez: 2 a 1.

Como foi "palpitado" neste mesmo blog, o Duque de Caxias enfrentaria uma equipe sem chances de acesso, o Confiança do Sergipe, mas que jogava em casa e poderia complicar. E não deu outra: a equipe carioca foi derrotada, mas acabou conseguindo o acesso nos critérios de desempate (nos gols a favor - fez 27 enquanto o Águia marcou 20).

No outro jogo da rodada, o Brasil de Pelotas passou longe do sonho do acesso: foi goleado pelo já eliminado Rio Branco do Acre por quatro gols a um.

O artilheiro da competição foi o atacante do Atlético Goianiense, Marcão, com 25 gols. A equipe de Goiás contava também com o meia Anaílson, que teve grande destaque no São Caetano.


Acertos nos palpites: 50%

domingo, 23 de novembro de 2008

Brasileirão praticamente definido

A 36ª rodada, como era de se esperar, foi marcada por emoção e algumas surpresas.

Na parte de cima, só um desastre tira a taça das mãos do São Paulo. A vitória apertada por 2 a 1 sobre o Vasco, somada ao tropeço do Grêmio foi fundamental. Título indiscutível, já que, apesar do mal início na competição, a equipe conta com o melhor ataque (64 gols), a segunda melhor defesa (35 gols) e não perde há 16 jogos. Sem falar que, dos 5 primeiros colocados, foi o único que não foi derrotado por 3 gols ou mais ao longo da competição. O resultado do Grêmio em Salvador acabou sendo surpreendente. Era de se esperar dificuldades diante do Vitória, mas os 4 a 2 não estavam nos planos de ninguém.

No jogo da rodada, Cruzeiro e Flamengo fizeram um duelo cheio de gols também. O Flamengo, que ainda sonhava com o título, se despediu de vez e terá que brigar ainda pela classificação para a Libertadores, que ficou ameaçada com a vitória do Palmeiras sobre o último colocado Ipatinga. O Cruzeiro, que fez a "lição de casa", é outro que segue na briga.

Na parte de baixo da classificação, o Ipatinga já caiu. Está a 6 pontos do Náutico, o último que se salvaria. Precisa vencer seus últimos dois jogos (Grêmio e Fluminense) e secar muito os rivais. O que pesa bastante é o saldo negativo de 27 gols. As outras 3 vagas estão próximas de seus donos. Portuguesa e Vasco, com 37 pontos, vivem situações complicadas. A vitória esperada sobre o Goiás, no Canindé, não veio e a Lusa precisa vencer seus dois jogos. O próximo é contra o Sport em casa, mas o último jogo é contra o Cruzeiro, que provavelmente ainda estará brigando por uma vaga na Libertadores.

Já a equipe de São Januário vai ao Paraná enfrentar o Coritiba e depois recebe o Vitória, duas equipes que mostraram para Santos e Grêmio o que podem fazer. O Figueirense é outra equipe que está muito próxima da série B. A equipe de Santa Catarina enfrenta ainda Botafogo, no Rio, e Internacional, no Orlando Scarpelli. O Náutico é o outro que corre riscos. Está a dois pontos da zona de degola e agora enfrenta, em casa, o Atlético-PR, que não está totalmente livre do risco de rebaixamento. E depois vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos. Do Atlético-PR (15°) para cima, o risco de queda é baixo. Fluminense e Santos, com 43 pontos, devem permanecer na elite nacional.

Destaques

Keirrison - O Coritiba parecia não ter mais interesses na competição e tem vários jogadores com possibilidade de deixar o clube na próxima temporada. Keirrison era um dos nomes, mas marcou quatro gols na goleada por 5 a 1 do Coxa sobre o Santos.

Mádson - O único que chegou a incomodar o líder São Paulo, apesar de não ter sofrido uma marcação muito forte. Um dos poucos que se pode salvar do time vascaíno.

Fluminense - Garantiu sua permanência na primeira divisão. Apesar de jogar com o time reserva do Inter, o jogo foi no Beira-Rio e o time carioca venceu bem.

Surpresas

Vitória - Uma das equipes que já não briga por mais nada, mas que atropelou o vice-líder Grêmio. Uma vitória saborosa para o técnico Vágner Mancini, demitido do tricolor gaúcho sem ter perdido um jogo.

Coritiba - O Coxa jogava em casa e não tinha mais metas no Brasileirão. Por outro lado, o Santos sabia que não seria fácil, mas 5 a 1 é sem comentários.

Acertos nos palpites - 40%

sábado, 22 de novembro de 2008

Série B: Barueri garante o acesso

O Barueri será mais um time paulista na série A de 2009. Em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B, a equipe goleou, na Arena Barueri, o América de Natal por 3 a 0 e estreará na elite do futebol nacional no próximo ano.

Para o time de Márcio Araújo, bastava uma vitória, mas a equipe contou também com os tropeços de seus dois concorrentes: Bragantino e Vila Nova. A equipe de Bragança Paulista foi derrotada, em casa, pelo Fortaleza por 1 a 0. Já a equipe goiana perdeu, na Boca do Jacaré, para o Brasiliense por dois gols a um. Resultado que garantiu a equipe de Brasília na série B do próximo ano.

A parte de baixo da classificação deu mais uma embolada. Cinco equipes ainda tentam fugir da série C. CRB e Gama já estão lá. Restam, portanto, duas vagas. Quem está um pouco mais tranquilo é o ABC de Natal. A equipe tem 45 pontos, três a mais que o Marília (17°) e, na última rodada, visita o rebaixado CRB, bastando-lhe um empate. O América de Natal (15° colocado), soma 43 pontos e recebe os reservas do Corinthians. Uma vitória já garante a permanência da equipe na série B. O Fortaleza, que fez um grande resultado diante do Bragantino, tem os mesmos 42 pontos do Marília, mas tem uma vitória a mais e um saldo de gols melhor (-3 a -14). O time cearense recebe o Brasiliense. Quem se complicou foi o Criciúma. A equipe catarinense empatou por 4 a 4 com o terceiro colocado Santo André, ficou na 18ª colocação com 41 pontos e agora enfrenta a Ponte Preta em Campinas. Já o Marília precisa secar seus adversários e vencer o Ceará em casa.

A última rodada promete mais emoção na briga para a fuga da série C de 2009. Quais as duas equipes que se juntarão a CRB e Gama? Criciúma, Marília, Fortaleza, América ou ABC?

Surpresas
Fotaleza - a equipe cearense parecia morta, mas conseguiu um grande resultado em Bragança Paulista e pode escapar.

Osny - o atacante do Santo André vinha de boas partidas, mas se superou: marcou os quatro gols da equipe do ABC. Detalhe: nenhum de cabeça, sua principal qualidade.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Decisões nas séries B e C

Nesse final de semana serão definidos os últimos três clubes que ascenderão à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Pela Série B, 3 times brigam por uma vaga na série A de 2009.


Três clubes já estão garantidos na série A de 2009: Corinthians, Avaí e Santo André. Faltando apenas duas rodadas, a quarta vaga está muito próxima do Barueri, que precisa somente de uma vitória para carimbar seu passaporte. A equipe paulista recebe o América de Natal, que corre risco de rebaixamento. Outro candidato é o Bragantino. O time de Bragança Paulista ocupa a 5ª colocação, está a 3 pontos do Barueri (4°) e enfrenta o Fortaleza em casa. A equipe cearense está na zona de rebaixamento e precisa da vitória. Com chances menores está o Vila Nova. A equipe goiana soma 55 pontos, 5 a menos que o Barueri, e vai visitar o Brasiliense na Boca do Jacaré. A equipe de Brasília se encontra a 4 pontos da zona da degola.


Já pela última rodada do octagonal final da série C, o único garantido é o Atlético Goianiense. Confiança do Sergipe e Rio Branco do Acre já não têm mais chances. Portanto, 5 clubes brigam pela outras 3 vagas. O segundo colocado, Campinense (20 pontos), vai à Goiânia enfrentar o líder Atlético. O Duque de Caxias-RJ, que soma 18 pontos na quarta colocação, vai ao Sergipe enfrentar o Confiança. O Guarani, terceiro colocado com os mesmos 18 pontos, recebe o Águia do Pará (5° colocado com os mesmos pontos). O Brasil de Pelotas (6° com 17 pontos) vai ao Acre enfrentar o já eliminado Rio Branco.


Confira os palpites:


Série B


Jogos já realizados

São Caetano 2 x 1 Juventude

Paraná 4 x 0 CRB


Ceará x Gama

O Gama já caiu para a série C e o Ceará não briga por mais nada. No Castelão o Ceará deve levar a melhor. VITÓRIA DO CEARÁ


Bahia x Marília

O Bahia ocupa posição intermediária na tabela e não corre mais riscos. Já o Marília é o primeiro fora da zona de rebaixamento, mas está somente 2 pontos a frente do Criciúma. EMPATE


Brasiliense x Vila Nova

O time de Brasília joga para garantir de vez sua permanência na série B. O Vila Nova não vem de bons jogos e deve deixar a quarta vaga para Bragantino ou Barueri. VITÓRIA DO BRASILIENSE


Corinthians x Avaí

Mais um jogo de festa para o Corinthians. O time catarinense não deve suportar a pressão. VITÓRIA DO CORINTHIANS


Bragantino x Fortaleza

O time de Bragança Paulista vai tentar adiar o acesso do Barueri e o Fortaleza dificilmente conseguirá fugir da terceira divisão. VITÓRIA DO BRAGANTINO


ABC x Ponte Preta

O time de Natal já caiu e a Ponte, que teve chances de acesso durante a competição, não tem mais interesses na série B. Mesmo assim, a Macaca deve levar a melhor. VITÓRIA DA PONTE


Barueri x América-RN

O Barueri tem a vaga praticamente nas mãos. Basta uma vitória. Mesmo se o Bragantino vencer, a equipe garante a vaga por ter mais vitórias (19 a 16). O América deve se aproximar ainda mais da zona de rebaixamento. VITÓRIA DO BARUERI


Criciúma x Santo André

Uma vitória pode tirar o time catarinense da zona da degola. O Santo André, 3° colocado, quer o vice-campeonato, mas deve ter dificuldades. VITÓRIA DO CRICIÚMA


Série C


Confiança-SE x Duque de Caxias-RJ

O time sergipano não tem mais chances, mas deve complicar a vida do time carioca. EMPATE


Atlético-GO x Campinense

A equipe goiana já está garantida na série B, já se sagrou campeã, mas mesmo assim dará trabalho para o Campinense, que pode se classificar com um empate. EMPATE


Guarani-SP x Águia-PA

O bugre talvez tenha a missão mais fácil, apesar de enfrentar outra equipe que possui os mesmos 18 pontos. VITÓRIA DO GUARANI


Rio Branco-AC x Brasil-RS

O lanterninha Rio Branco não deve incomodar o time gaúcho, que precisa de uma vitória e um tropeço de um dos rivais. VITÓRIA DO BRASIL


Quem deve ficar com as outras 3 vagas: Guarani, Campinense e Brasil

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasileirão em seus momentos finais



No próximo final de semana, mais emoção deve rolar na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. A rodada já começou com o duelo entre dois candidatos ao rebaixamento (Figueirense e Náutico - o time de Florianópolis venceu por 4 a 3). Mais jogos envolverão os times da zona da degola e também os que ocupam a parte de cima da classificação.

O líder São Paulo vai ao Rio de Janeiro enfrentar o ameaçado Vasco. O vice-líder Grêmio vai ao Barradão enfrentar o Vitória, 11°. Flamengo (3°) e Cruzeiro (4°) se enfrentam no Mineirão na briga por vaga na Libertadores de 2009. O 5° colocado Palmeiras recebe o Ipatinga, último colocado do certame e a seis pontos do Náutico, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

O Goiás, 6° colocado, vai ao Canindé enfrentar a ameaçadíssima Portuguesa. O Internacional, que vem de grande vitória sobre o Chivas pela Sulamericana por 4 a 0, receberá o Fluminense, que está a apenas 2 pontos da zona de rebaixamento. O oitavo colocado Coritiba recebe o Santos, que ainda corre certo risco.

O Botafogo, que renovou com seu técnico Nei Franco, enfrenta, no Engenhão, o Atlético Paranaense, que ainda não se encontra livre do risco de rebaixamento. O Sport, campeão da Copa do Brasil e já garantido na Libertadores do próximo ano, recebe outra equipe que também não briga por mais nada, o Atlético Mineiro.

Confira os palpites para os jogos:

Botafogo x Atlético-PR
O Atlético-PR precisa de um bom resultado para se garantir na série A. Venceu em casa o Vitória na última rodada, mas está a apenas 3 pontos da zona de rebaixamento. O Botafogo não briga por mais nada, mas o mando de campo pode fazer diferença. EMPATE

Portuguesa x Goiás
A Portuguesa, desesperada por uma vitória, joga em casa e isso pode fazer a diferença. Apesar de não vencer há 3 jogos, tem mostrado alguma força de reação. Já o Paulo Baier, quer dizer, o Goiás não briga por mais nada. VITÓRIA DA PORTUGUESA

Coritiba x Santos
Duas equipes que não tem muito o que fazer no campeonato. O Santos matematicamente ainda não está totalmente livre do rebaixamento, mas deve se manter na série A sem maiores problemas. Apesar do desinteresse do Coxa, o Santos deverá ter dificuldade para vencer, já que o time paranaense quase complicou o vice-líder Grêmio, na última rodada, no Olímpico. EMPATE

Vitória x Grêmio
O Vitória é uma das equipes que não corre risco de rebaixamento e que também não tem pretensões maiores, porém joga em casa. O Grêmio precisa dos 3 pontos para seguir na cola do líder São Paulo, mas não terá jogo fácil. EMPATE

Vasco x São Paulo
Jogo dos opostos. O São Paulo vem numa boa crescente, enquanto o Vasco vem de goleada para o Atlético Mineiro. Mesmo jogando em casa, o time de Renato Gaúcho deve ficar mais uma rodada na zona da degola. VITÓRIA DO SÃO PAULO

Cruzeiro x Flamengo
O Flamengo, que ainda acredita no título, vai ter que se contentar com a Libertadores. O Cruzeiro, jogando em casa, não deve deixar passar essa oportunidade de se desgrudar do Palmeiras na briga por uma vaga no G4. VITÓRIA DO CRUZEIRO

Internacional x Fluminense
O Internacional vem de grande resultado pela Sulamericana e deve poupar alguns atletas. Mas o fato de jogar em casa deve dificultar o trabalho do Fluminense, que ainda vê a zona de rebaixamento bem perto. VITÓRIA DO INTER

Sport x Atlético-MG
Duelo de dois times sem pretensões no Brasileirão. O Sport foi goleado pelo Ipatinga na última rodada, mas deve fazer valer o mando de campo. VITÓRIA DO SPORT

Palmeiras x Ipatinga
Olhando para a tabela já dá para colocar o Palmeiras como favorito. Mas a realidade é outra. O time alvi-verde passa por algumas turbulências, enquanto o Ipatinga ainda mostra fôlego. Mesmo em situação muito complicada, o time mineiro goleou o Sport, na última rodada, por 3 a 0. EMPATE