domingo, 23 de novembro de 2008

Brasileirão praticamente definido

A 36ª rodada, como era de se esperar, foi marcada por emoção e algumas surpresas.

Na parte de cima, só um desastre tira a taça das mãos do São Paulo. A vitória apertada por 2 a 1 sobre o Vasco, somada ao tropeço do Grêmio foi fundamental. Título indiscutível, já que, apesar do mal início na competição, a equipe conta com o melhor ataque (64 gols), a segunda melhor defesa (35 gols) e não perde há 16 jogos. Sem falar que, dos 5 primeiros colocados, foi o único que não foi derrotado por 3 gols ou mais ao longo da competição. O resultado do Grêmio em Salvador acabou sendo surpreendente. Era de se esperar dificuldades diante do Vitória, mas os 4 a 2 não estavam nos planos de ninguém.

No jogo da rodada, Cruzeiro e Flamengo fizeram um duelo cheio de gols também. O Flamengo, que ainda sonhava com o título, se despediu de vez e terá que brigar ainda pela classificação para a Libertadores, que ficou ameaçada com a vitória do Palmeiras sobre o último colocado Ipatinga. O Cruzeiro, que fez a "lição de casa", é outro que segue na briga.

Na parte de baixo da classificação, o Ipatinga já caiu. Está a 6 pontos do Náutico, o último que se salvaria. Precisa vencer seus últimos dois jogos (Grêmio e Fluminense) e secar muito os rivais. O que pesa bastante é o saldo negativo de 27 gols. As outras 3 vagas estão próximas de seus donos. Portuguesa e Vasco, com 37 pontos, vivem situações complicadas. A vitória esperada sobre o Goiás, no Canindé, não veio e a Lusa precisa vencer seus dois jogos. O próximo é contra o Sport em casa, mas o último jogo é contra o Cruzeiro, que provavelmente ainda estará brigando por uma vaga na Libertadores.

Já a equipe de São Januário vai ao Paraná enfrentar o Coritiba e depois recebe o Vitória, duas equipes que mostraram para Santos e Grêmio o que podem fazer. O Figueirense é outra equipe que está muito próxima da série B. A equipe de Santa Catarina enfrenta ainda Botafogo, no Rio, e Internacional, no Orlando Scarpelli. O Náutico é o outro que corre riscos. Está a dois pontos da zona de degola e agora enfrenta, em casa, o Atlético-PR, que não está totalmente livre do risco de rebaixamento. E depois vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos. Do Atlético-PR (15°) para cima, o risco de queda é baixo. Fluminense e Santos, com 43 pontos, devem permanecer na elite nacional.

Destaques

Keirrison - O Coritiba parecia não ter mais interesses na competição e tem vários jogadores com possibilidade de deixar o clube na próxima temporada. Keirrison era um dos nomes, mas marcou quatro gols na goleada por 5 a 1 do Coxa sobre o Santos.

Mádson - O único que chegou a incomodar o líder São Paulo, apesar de não ter sofrido uma marcação muito forte. Um dos poucos que se pode salvar do time vascaíno.

Fluminense - Garantiu sua permanência na primeira divisão. Apesar de jogar com o time reserva do Inter, o jogo foi no Beira-Rio e o time carioca venceu bem.

Surpresas

Vitória - Uma das equipes que já não briga por mais nada, mas que atropelou o vice-líder Grêmio. Uma vitória saborosa para o técnico Vágner Mancini, demitido do tricolor gaúcho sem ter perdido um jogo.

Coritiba - O Coxa jogava em casa e não tinha mais metas no Brasileirão. Por outro lado, o Santos sabia que não seria fácil, mas 5 a 1 é sem comentários.

Acertos nos palpites - 40%

Nenhum comentário: