terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Decepção na Copa São Paulo de Futebol Júnior


Não pude acompanhar o jogo de estreia da Ferroviária na Copa São Paulo no último sábado. Mas nesta terça-feira fui até o Estádio Municipal do Jardim Botânico presenciar o duelo com o Cuiabá Esporte Clube. A tarde estava bem quente, mas o nível era muito baixo. Um típico jogo que desanima qualquer um.

Dos que vi atuar só se pode salvar poucos. Os principais são os que já atuaram pelo time principal: o zagueiro Alan e o volante Reinaldo. O primeiro já é quase uma realidade. Já teve 50% do seu passe comprado pelo Grupo Montoro e deve brigar pela titularidade na série A2, apesar de muito jovem. Pode melhorar muito ainda na saída de bola, mas na zaga deu muita segurança ao seu companheiro de defesa, Juninho. Não é o Juninho que já jogou no profissional. Aliás, esse Juninho que atua na Copa São Paulo é bem limitado. Entregou pelo menos três bolas diante do Cuiabá. Já o volante Reinaldo era a principal peça de ligação entre a defesa e o meio-campo. Foi muito bem, principalmente nas horas em que era exigido. Deu uma tranquilidade a mais para a equipe.

O goleiro Carlos mostrou-se muito inexperiente. A equipe sofreu um gol de empate pelo fato dele retardar o reinício do jogo. Segurou a bola por muito mais de seis segundos e o árbitro marcou a falta dentro da área. Na cobrança realizada pelo meia Kauê, o gol de empate do time matogrossense. A sorte foi o gol salvador no final da partida após contra-ataque puxado pelo camisa 10, Leandro, que tinha entrado no lugar do camisa 9, Djavan. Um dos que havia ouvido grandes elogios, mas dentro de campo decepcionou. Perdeu chances claras de gol. Muita graça e pouca bola. Aliás isso predominou na partida. Muita preocupação em mostrar habilidade e pouca coletividade. Um jogo que poderia ser bem mais fácil. O adversário era muito aquém. Tanto que foi goleado na estréia pelo Palmeiras por 5 a 1.

Outro jogador que teve um desempenho razoável foi o meia João Felipe, que pode ser incorporado ao elenco profissional. Não foi brilhante mas mostrou ser rápido e fez bons lançamentos, pena que os atacantes não conseguiam se aproveitar disso. Aliás, o primeiro gol saiu quando o camisa 11, Walker, conseguiu dominar a bola e tocar na saída do goleiro Roberto.

Esperava uma boa equipe montada pelo treinador Valmir Gritti pois teve um bom desempenho com o elenco principal nas últimas quatro rodadas da Copa Paulista, apesar de apenas 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas. Soube motivar a equipe principal, mas o desempenho na Copinha deixa a desejar.

A esperança é que o time principal não precise tão cedo de jogadores da categoria de base. Um time muito inferior ao da Copinha do ano passado, eliminado pelo vice-campeão Rio Branco. Agora é esperar o próximo domingo para ver se esse time pode se superar contra o Palmeiras. Acredito que será bem difícil, ainda mais precisando vencer.

Copa São Paulo de Futebol Júnior - 2ª rodada

Palmeiras 3 x 2 Castanhal-PA

Ferroviária 2 x 1 Cuiabá

Ferroviária - Carlos; Paulo, Alan, Juninho e Gustavo; Reinaldo, Johny, Daniel e João Felipe; Djavan e Walker. Técnico: Valmir Gritti

Cuiabá - Roberto; João Paulo, William, Luis André e Natanael; Júlio César, Edésio, Kauê e Roni; Fabiano e Nivaldo. Técnico: Mosca

Nenhum comentário: