sábado, 10 de janeiro de 2009

Números da série A2 do Paulista


No próximo dia 24, às 16h, começa mais uma edição da série A2 do Campeonato Paulista. Abrem a rodada os confrontos: São Bernardo x Rio Branco, em São Bernardo, e União Barbarense x Sertãozinho, em Santa Bárbara d'Oeste.

No ano passado, Santo André, Oeste de Itápolis, Botafogo de Ribeirão Preto e Mogi Mirim conseguiram o acesso à elite paulista. Por outro lado, Rio Preto, Rio Claro, Sertãozinho e Juventus deixaram a primeira divisão. Na parte de baixo da classificação da série A2 de 2008, ficaram Bandeirante de Birigui, Olímpia, Internacional de Limeira e XV de Jaú. Essas equipes disputarão, consequentemente, a série A3 do Campeonato Paulista neste ano. Os quatro que chegam da terceira divisão são Flamengo de Guarulhos, São Bernardo, Linense e União Barbarense.

Não dá para falar de A2, sem citar o Comercial. Como muitos torcedores gostam de brincar, é praticamente um "patrimônio" desta série. São vários anos na segunda divisão e a equipe de Ribeirão Preto não disputa a série A1 desde 1987. Portanto, há 22 anos. Nos últimos anos, a equipe teve poucas chances de acesso. Os comercialinos foram campeões da segunda divisão em 1958. No ano passado, a equipe ficou na modesta 16ª colocação, a três pontos do Bandeirante, o último rebaixado. Em 2007, o Comercial terminou na 13ª posição.

Algumas equipes despontam como favoritas ao acesso. Entre elas, Atlético Sorocaba, que no ano passado chegou perto, Ferroviária, São Bento de Sorocaba, São José e União São João de Araras. As duas equipes de Sorocaba ficaram no quase. Caíram no mesmo grupo na segunda fase e morreram abraçadas, deixando o acesso para Mogi Mirim e Oeste.

A equipe do União, nas últimas duas edições chegou muito perto, mas não conseguiu retornar à elite paulista, divisão que não disputa desde 2005.

A Ferroviária de Araraquara foi rebaixada em 1996 e, desde então, a chance mais clara de voltar à elite foi no ano passado. A equipe, assim como os sorocabanos e o time de Araras, chegou à segunda e decisiva fase da competição, mas parou por aí. Pouco pelo que se esperava, mas bastante se for considerado o fato de que tinha acabado de subir da série A3. Situação, de certa forma, parecida com a do Olímpia, campeão em 2007 da série A3, mas que não se sustentou na A2 e voltou para a terceira divisão.

O São José não chegou à segunda fase, mas ia muito bem na primeira. Mostrava força, mas no final caiu um pouco e deu espaço para o Oeste de Itápolis.

No entanto, vários outros times podem entrar na briga. Dos quatro que vieram da série A1, Juventus e Sertãozinho são os principais. O Rio Branco pode fazer uma boa campanha, mas não deve chegar à segunda fase. Catanduvense e o recém-promovido União Barbarense devem brigar por uma das oito vagas à segunda fase.

Acredito que os oito classificados para a segunda fase serão Atlético Sorocaba, Ferroviária, São Bento, União São João, Juventus, Sertãozinho, Catanduvense e São José. Já Rio Preto, Rio Claro, Taquaritinga e Monte Azul devem disputar a série A3 de 2010.

Curiosidades

* Apesar de ter usado o termo "segunda divisão", as séries A1, A2 e A3, englobam a primeira divisão. A segunda divisão, de acordo com a Federação Paulista de Futebol, é a chamada série B.

* A FPF (Federação Paulista de Futebol) é responsável pelo futebol paulista desde 1947. O nome série A2 foi instituído em 1994. Antes disso foram vários outros nomes. Confira:

- Segunda Divisão (de 1947 a 59 e de 1980 a 86)
- Primeira Divisão (de 1960 a 76)
- Divisão Intermediária (de 1977 a 79 e de 1991 a 93)
- Divisão Especial (de 1987 a 90)

* Os maiores campeões da segunda divisão paulista são:

- XV de Piracicaba (4 vezes);
- América, Araçatuba, Inter de Limeira, Noroeste e Santo André (3);
- Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Juventus, Marília, Mogi Mirim, Oeste, Paulista, São José, Taquaritinga, Taubaté e XV de Jaú (2)

* Últimos artilheiros

2008 - Márcio Mixirica (Santo André) - 13 gols
2007 - Anderson (Rio Preto) - 12 gols
2006 - Everton (Barueri) - 17 gols
2005 - Didi (Bragantino) - 13 gols
2004 - Reginaldo (Bandeirante) - 15 gols

* Últimos campeões

2008 - Santo André
2007 - Portuguesa
2006 - Barueri
2005 - Juventus
2004 - Internacional de Limeira

Nenhum comentário: