quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Almería, jovem com futuro promissor


É dessa maneira que muitos espanhóis enxergam essa jovem equipe. Em poucas temporadas, o clube conseguiu se consolidar na liga profissional da Espanha e atingiu a principal divisão do país na temporada 2006/07.

Mas o que mais impressiona é o crescimento fora de campo. O número de torcedores tem aumentado de maneira significativa e o clube é um dos principais pontos de referência da sociedade almeriense.

Quando tudo começou

A “Unión Deportiva Almería SAD” nasceu, oficialmente, no dia 10 de janeiro de 2001. Nesta data, o prefeito da capital almeriense na época, Santiago Martínez Cabreias, anunciou que o novo clube era uma realidade, após a fusão das duas equipes da cidade: o “Polideportivo Almería e o “Almería CF”. Em meados do séxulo 20, a cidade chegou a ter 3 clubes: o Almeria Foot-Ball Club, o Athlétic Club de Almería e o Club Atlético Almería (que chegou a disputar boas temporadas na segunda divisão espanhola).

Poucos dias depois, o novo clube da cidade já estreava em uma partida oficial diante do Cádiz, em competição válida pelo grupo quatro da Segunda Divisão B. Mais de oito mil pessoas marcaram presença no Campo Municipal Juan Rojas, mostrando a identificação da cidade com a sua mais nova equipe de futebol. O objetivo do futebol da cidade de contar com um clube representativo começava a ser cumprido.

No entanto, a equipe com esse novo nome só seria oficializada no dia 28 de junho de 2001, quando o Almería CF aprovava com seus acionistas a mudança.

As primeiras glórias

Os triunfos da nova equipe não demorariam a chegar, apesar de até hoje não ter um título. Na temporada 2001/2002, a equipe já subiu para a Segunda Divisão, entrando na Liga Profissional de Futebol Espanhola e já se consolidando na chamada elite nacional.

Em julho de 2003, o novo clube dava um giro e entrava numa nova etapa de sua curta história. O empresário Alfonso Garcia Gabarrón adquiria de Guillermo Blanes, a maioria das ações do clube e se tornava o acionista majoritário e presidente do clube, substituindo Manuel García.

Desde então, a nova gestão do Almería não só conseguiu a consolidação de um projeto traçado, como atingiu também o acesso à primeira e principal divisão espanhola, 28 anos depois que havia conseguido a extinta equipe do AD Almería. O acesso veio com quatro rodadas de antecipação após a vitória por 3 a 1 sobre a Ponferradina.

O estádio dos jogos mediterrâneos

O estádio onde o Almería manda seus jogos foi construído em 2004 e leva o nome de “Estádio de los Juegos Mediterraneos”. O nome tem a sua justificativa. Em 2005, o estádio foi sede da 15ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que são jogos que envolvem 21 nações de continentes banhados pelo Mar Mediterrâneo (Europa, Ásia e África) desde 1951 e que ocorrem a cada quatro anos. No mesmo ano, a seleção espanhola disputou uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa de 2006 contra San Marino, quando venceu por 5 a 0.

Curiosidade

O escudo do Almería tem um significado histórico. O desenho acima do nome do clube e junto às letras “U” e “D” é o Índalo, uma figura humana que se encontra grafada na Cova de los Letreros, no município de Vélez-Blanco, uma localidade próxima a Almería. É uma pintura rupestre do Neolítico, descoberta em 1868 pelo almeriense Antonio Góngora y Martínez e foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1924 e, posteriormente, Patrimônio da Humanidade. Desde sua descoberta, o Índalo é considerado amuleto da sorte em toda a região de Almería e muitos colocam o símbolo nas portas das casas para a proteção de maus espíritos. É também conhecido na região como “muñequillo majaquero” – “bonequinho mojaquero”, devido a cidade de Mojácar, onde surgiu a lenda que o Índalo seria útil contra más energias. Hoje é um dos principais símbolos de Almería, tendo, inclusive, várias estátuas espalhadas pela cidade.

Jogadores mais famosos

Entre os mais conhecidos jogadores que passaram pelo clube espanhol, estão o argentino Roberto Nanni, atualmente no Cerro Porteño do Paraguai, o brasileiro Marcelinho Paulista, que encerrou sua carreira no Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e que atuou pelo clube em 2003, o espanhol Juanlu, que atua no Levante da Espanha, o goleiro paraguaio Diego Barreto (Cerro Porteño) e o peruano Santiago Acasiete que defende a equipe desde 2004.

Outro jovem com futuro promissor?

O caçula do campeonato espanhol conta com o ex-goleiro do Atlético-MG, Diego Alves, grande destaque da equipe e que tem despertado o interesse de grandes equipes européias.

Segundo enquetes do site do clube, Diego Alves foi considerado o melhor em campo em vários duelos contra equipes como Bétis, Real Madrid, La Coruña e Getafe, superando vários jogadores experientes como o peruano Acasiete.

Diego tem 25 anos e começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto em 2001. Em 2004 foi contratado pelo Atlético-MG e desde junho de 2007 se encontra na equipe espanhola. O goleiro conseguiu bater o recorde de Iker Casillas, do Real Madrid, ao ficar seis jogos sem ir buscar as bolas no fundo das redes.

Ficha Técnica
Nome:
Unión Deportiva Almería SAD
Fundação: 10 de janeiro de 2001
Estádio: Estádio de los Juegos Mediterraneos (capacidade para 15.050 torcedores)
Presidente: Alfonso García Gabarrón
Treinador: José Luis Oltra
Material esportivo: Rasán
Patrocinador: UrciSol, Silestone, Turismo Andalucía e Estrella
Site: http://www.udalmeriasad.com/
* Publicado originalmente em 2008 no site da revista Trivela na coluna "Conheça o Clube"

Nenhum comentário: