domingo, 28 de dezembro de 2008

Arena da Fonte Luminosa: ansiedade sem fim


Neste sábado (27) foram apresentadas ao público as obras que estão sendo realizadas para a construção da Arena da Fonte Luminosa pela Prefeitura Municipal de Araraquara com recursos do Governo Federal. O estádio, que está sendo reformado desde julho, ficaria pronto nesse mês, mas a inauguração só deverá ocorrer no início de março devido a atrasos na obra. Inicialmente estimados em 17 milhões de reais, os investimentos no Complexo Esportivo da Fonte Luminosa (que engloba a Arena) deverão passar dos 23 milhões de reais, que serão repassados ao município pelo Ministério dos Esportes.

Foi assinado também um acordo para que o estádio seja utilizado pela Ferroviária S/A nos próximos 20 anos. Para isso, 10% da renda líquida dos jogos irá para o Fundo de Amparo ao Esporte Amador de Araraquara (Fundesport). A Ferroviária S/A poderá utilizar não só o estádio, mas também o Pinheirinho (onde está sendo construído um centro de treinamento), o Ginásio da Pista e todo o complexo esportivo da Fonte. No entanto, quando a equipe grená for utilizar o estádio, terá que oficializar o pedido à Prefeitura, porque o estádio continuará sendo municipal.

Sobre a inauguração do estádio completo, o presidente da S/A, Valdir Massucato, afirmou que possivelmente será no dia 4 de março. A diretoria vem tentando trazer o Vasco da Gama para o jogo inaugural, assim como ocorreu quando da inauguração do estádio na década de 50. Na ocasião o time carioca era a base da Seleção Brasileira que perdeu a Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, em pleno Maracanã. A Ferrinha foi goleada por 5 a 0, como "bem" lembrou Paschoal Gonçalves da Rocha, que ganhou um espaço para sua Sala de Reminiscências Esportivas dentro do estádio.

Mas a diretoria tem tido dificuldades para concretizar o amistoso. "Nossa idéia é trazer o Vasco da Gama, mas tem sido complicado até porque o Vasco estará disputando seus campeonatos (Carioca e Copa do Brasil)", afirmou Massucato. Questionado se há a possibilidade de trazer então um time de fora do país, o presidente entregou. "Estamos conversando com o pessoal do Boca (Juniors). O ministro (Orlando Silva, ministro dos esportes) esteve aqui (em Araraquara) recentemente e tem uns contatos com dirigentes do Boca (Juniors) e a possibilidade é muito grande". A equipe argentina porém também tem seus compromissos já que, além do Campeonato Argentino, disputa a Libertadores da América no próximo ano. Será difícil ver um Riquelme ou Palacio na nova Arena. É aguardar.

Agora começa a correria para a finalização da obra. Boa parte dos assentos na cor grená já foi colocada, o gramado já está pronto, mas falta muita coisa ainda. O restaurante ainda nem foi erguido. As cabines de imprensa que serão aumentadas tampouco. Interessantes são as cadeiras na cor branca que serão colocadas desenhando o símbolo "AFE". Na arquibancada oposta às cabines de imprensa, também com cadeiras brancas, será escrito "Ferroviária".

O que vai restar também é saber se o time corresponderá em campo, conseguindo o tão sonhado acesso à série A1 do Campeonato Paulista. E acredito que tanto o gerente de futebol Homero Santarelli como o treinador Ivo Secchi, que estavam presentes, perceberam isso. Muitos aplaudiram quando Paschoal cobrou um bom time para o próximo ano.

Um comentário:

LARANJEIRO disse...

eu tava lá , vamos acreditar...