quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Goiás, o time do segundo turno?


No próximo domingo, o Goiás pode estragar a festa de um tricolor. A equipe enfrenta o tricolor paulista no Bezerrão, enquanto o gaúcho recebe o Atlético Mineiro, no Olímpico. O Grêmio torce para uma vitória do Goiás, mas precisa vencer o Galo em casa. Já para o São Paulo, o empate é o suficiente.

É mais um ano em que o time goiano pode decidir o campeão do Brasileirão, aparecendo em uma das "finais" da competição. Em 2005, o Corinthians conquistou o título, mesmo sendo derrotado no Serra Dourada por 3 a 2, mas também contou com a derrota do Internacional para o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira. O alvi-negro conquistou o título (polêmico para muitos) com uma diferença de 3 pontos, a mesma que separa os tricolores que disputam o título nesse ano.

Apesar de ser destacado por suas recuperações nos returnos, o Goiás vem tendo desempenhos curiosos no Nacional. Em 2006, terminou o primeiro turno na 16ª colocação com 21 pontos e apenas 5 vitórias, muito próximo da zona de rebaixamento. No segundo turno, somou 34 pontos, teve o dobro de vitórias e foi o quarto colocado. No geral terminou em oitavo. Em 2007 fez o contrário. Um bom primeiro turno, terminando na sexta colocação com 29 pontos, com 9 vitórias. Já no returno, foi o 19° com 16 pontos e 4 vitórias. Brigou para não cair, terminando com 51 pontos, na 16ª colocação, dois pontos acima do rebaixado Corinthians.

No ano do título corintiano, os goianos terminaram na terceira colocação, garantindo vaga na Libertadores de 2006. No primeiro turno, ficaram na segunda colocação com 37 pontos, a dois do Corinthians. No segundo turno, ficaram em 3° e foram mais 37 pontos.

Nesse ano, os esmeraldinos fizeram um primeiro turno pouco empolgante, sofrendo algumas goleadas, inclusive em casa. Terminaram na 13ª colocação com 23 pontos e seis vitórias. No returno, está em quarto com 30 pontos e 8 vitórias. É sétimo no geral, com 53 pontos.

Agora, será que o time goiano atrapalhará o São Paulo? Nos últimos anos, é na fase final que o time aparece (seja como o time do segundo turno ou o que pode atrapalhar um título). Porém, não podemos esquecer também que o Grêmio precisa vencer o Atlético. Como foi mostrado, em 2005, a diferença entre líder e vice era de apenas 3 pontos. O Corinthians perdeu do mesmo Goiás, mas o Internacional também não venceu o Coxa.

Veremos...


Alguns números:

2008
1° turno
São Paulo 2 x 1 Goiás
Grêmio 4 x 0 Atlético MG

2007
1° turno
São Paulo 2 x 0 Goiás
Grêmio 1 x 0 Atlético MG
2° turno
São Paulo 0 x 0 Goiás
Grêmio 2 x 2 Atlético MG

2006
1° turno
São Paulo 2 x 1 Goiás
São Paulo 2 x 0 Goiás
* o Atlético MG disputava a série B

2005
1° turno
São Paulo 0 x 1 Goiás
2° turno
São Paulo 0 x 3 Goiás
* o Grêmio disputava a série B

Nenhum comentário: