sexta-feira, 11 de março de 2011

Líder sem fazer força

A evolução de Jean está cada vez mais evidente

Com desempenho, mais uma vez, longe de brilhar, o São Paulo venceu o Ituano no Morumbi por 2 a 0, completou seis jogos sem perder e assumiu, pela primeira vez nesta temporada, a liderança do Campeonato Paulista. Apesar de ter a mesma pontuação dos rivais Palmeiras, Santos e Corinthians, o Tricolor tem uma vitória a mais (8 a 7).

O jogo não demorou para evidenciar a diferença técnica entre as duas equipes. O time de Itu pouco ameaçou e não conseguiu aproveitar os momentos de relaxamento do São Paulo em campo. Miranda teve mais uma atuação segura, apesar do pouco trabalho, assim como Rhodolfo. Os dois zagueiros parecem se entender bem. Rogério Ceni quase não suou a camisa.

O primeiro tempo, como na partida anterior, foi pouco empolgante. Muitas finalizações e passes errados. O time se viu refém novamente de boas jogadas individuais de Lucas que, mesmo um pouco apagado, mostra alguma possibilidade de fazer a diferença. Arriscou bastante e teve duas oportunidade em chutes de fora da área. Foi importante na jogada que gerou o segundo gol.

Wellington ganhou uma oportunidade de Carpegiani e foi razoavelmente bem quando buscou fazer o simples. Não era feliz quando tentava jogadas bonitas e segurava demais a bola. Foi substituído por Casemiro no intervalo.

A tentativa de colocar um zagueiro (no caso Xandão) como lateral-direito definitivamente não foi e não parece ser uma boa ideia. Ou joga com três zagueiros de uma vez ou coloca dois defensores e um lateral-direito de verdade. Os improvisos não estão dando certo. Foi o setor pelo qual os visitantes, principalmente na primeira etapa, ainda tentavam fazer alguma coisa. Melhor para Juan que, sem ser atacado, teve ainda mais liberdade para trabalhar as jogadas no campo de ataque.

Jean mostrou que rende muito mais e aparece bastante no meio-de-campo. Foi muito bem ofensivamente e marcou outro golaço de fora da área – o anterior foi na vitória diante do Americana na quarta rodada.

Ilsinho ganhou uma boa oportunidade começando entre os titulares, mas é pouco eficiente, pouco produtivo. Não foi bem e foi substituído por Marlos. Outro que não convence. É rápido mas também pouco decisivo.

Willian José mostrou uma evolução em relação às partidas anteriores. Longe de uma grande atuação, porém mais à vontade na equipe. Teve duas boas chances para balançar as redes. Cansou e, como o jogo estava tranquilo, Carpegiani deu alguns minutos para o jovem Henrique. Seu parceiro de ataque, Dagoberto, também esteve longe de ser o jogador que vinha se destacando nos últimos jogos. Mesmo assim, marcou o seu quarto gol no Paulistão e ajudou na marcação.

Na próxima rodada, o adversário é o Santo André no Morumbi. A equipe do ABC, mesmo na zona de rebaixamento com apenas dez pontos, vem de dois bons resultados (0 a 0 diante do Palmeiras e 1 a 0 contra o Americana).


* Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Nenhum comentário: