segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Final de semana movimentado em São Paulo

No último final de semana, vários jogos movimentaram as séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista.

Série A1 - Clássico encharcado

Clássico foi marcado por um verdadeiro dilúvio no Morumbi
Com muita chuva, o clássico no Morumbi entre São Paulo e Palmeiras terminou igual: 1 a 1. Resultado que tirou o time alviverde da liderança (agora é o terceiro colocado) e manteve o Tricolor na quarta colocação.

Outras nove partidas aconteceram pela décima rodada da competição. No sábado, o Oeste venceu o Linense pelo placar mínimo e se garantiu no G8. Já o time de Lins permanece na zona de rebaixamento com seis pontos e apenas uma vitória. No Pacaembu, o Corinthians garantiu a vice-liderança ao golear o lanterna Grêmio Prudente por 4 a 0, com dois gols de Liédson. No ABC, o vice-lanterna Santo André foi derrotado pela Ponte Preta por 2 a 0. A Macaca se garantiu no G8 e soma 18 pontos. Em Americana, o time da casa tropeçou. Perdeu para o Mogi Mirim por 1 a 0. Os mandantes agora caíram para a oitava colocação, enquanto os visitantes voltaram para casa com a décima primeira posição na classificação. Na Vila Belmiro, o empate por 1 a 1 com o São Bernardo, fez com que o Santos demitisse Adilson Batista. O resultado deixou os santistas na quinta colocação com 19 pontos, dez a mais que o time do ABC, que está em 16º e ameaçado pelo rebaixamento.

No domingo, o Noroeste, em casa, não conseguiu sair do zero contra o São Caetano. O time de Bauru está na zona de rebaixamento e a equipe do ABC é o 12º. Em Itu, o Ituano fez 3 a 1 no Botafogo. Resultado que deixa a equipe na 14ª colocação. O time de Ribeirão Preto vem logo depois com um ponto a menos. Em Jundiaí, o Mirassol assumiu a liderança do campeonato ao derrotar o Paulista por 2 a 0. No Canindé, a Lusa não conseguiu sair do zero diante do Bragantino, resultado que afastou as duas equipes do G8. A Portuguesa completou sua quarta partida consecutiva sem vencer.

A rodada teve apenas 18 gols em 10 partidas, uma média de 1,8 gol por jogo. Confira como está a classificação:

1) Mirassol - 22
2) Corinthians - 22
3) Palmeiras - 21
4) São Paulo - 19
5) Santos - 19
6) Ponte Preta - 18
7) Oeste - 17
8) Americana - 16

17) Noroeste - 9
18) Linense - 6
19) Santo André - 6
20) Grêmio Prudente - 5

Artilharia

8 gols - Elano (Santos)
7 gols - Liédson (Corinthians)
6 gols - Maikon Leite (Santos)

Série A2 - Caiu um invicto

Catanduvense perdeu sua invencibilidade no Paulista da série A2
A 12ª rodada da série A2 começou com duas equipes ainda invictas: Catanduvense e XV de Piracicaba. Um já caiu. O time de Catanduva, jogando em Ribeirão Preto, foi derrotado pelo Comercial por 1 a 0. Mesmo com a derrota, ainda lidera o grupo 1 com 25 pontos. Já o Bafo continua na vice-liderança com 21. Na terceira colocação do grupo 2, os piracicabanos jogam apenas hoje às 20h, em casa, diante do Red Bull.

Outros quatro jogos movimentaram o grupo 1. O Rio Claro afundou ainda mais o Sertãozinho. A vitória por 1 a 0 deixou a equipe na quinta colocação, a um ponto do G4. Já o Touro dos Canaviais continua na lanterna com apenas cinco pontos. A situação já é dramática. A equipe está a oito pontos do América, primeiro fora da zona de degola, e restam apenas seis partidas. Em São José do Rio Preto, no clássico da cidade, o Rio Preto levou a melhor sobre o América. Venceu por 3 a 1 e se garantiu na terceira colocação do grupo. O rival viu o vice-lanterna Marília encostar: a diferença agora é de apenas três pontos. A zona de rebaixamento começa a assustar. Em Araras, o União São João completou sua quarta partida sem vencer. Ficou no 1 a 1 com o Monte Azul. As duas equipes estão fora do G4, mas ainda brigam para ficar entre os quatro melhores. Encerrando o grupo, a Ferroviária, que vinha de uma boa sequência de três vitórias, também ficou no 1 a 1 com o Marília. Mesmo com o tropeço em casa, a Ferrinha permanece no G4, agora na quarta posição com 18 pontos. O MAC começa a acreditar em deixar a incômoda vice-lanterna.

O grupo 2 realizou todos os seus outros quatro jogos no sábado. O vice-lanterna Palmeiras B perdeu para o lanterna Rio Branco por 3 a 2. Em São Paulo, o Pão de Açúcar atropelou o União Barbarense: 6 a 0. Mesmo com a goleada, o PAEC ainda está longe do G4. Já o time de Santa Bárbara d'Oeste tem um ponto a menos. Em Campinas, o Guarani (4º) segurou o líder Atlético Sorocaba. Ficou no empate por 1 a 1. Em Sorocaba, o São Bento se afastou do G4 ao perder por 3 a 2 para o agora vice-líder São José.

Em nove partidas foram 28 gols, uma boa média de 3,1 gols por jogo. Confira como está a classificação:

Grupo 1

1) Catanduvense - 25
2) Comercial - 21
3) Rio Preto - 20
4) Ferroviária - 18

9) Marília - 10
10) Sertãozinho - 5

Grupo 2

1) Atlético Sorocaba - 24
2) São José - 23
3) XV de Piracicaba - 23
4) Guarani - 21

9) Palmeiras B - 9
10) Rio Branco - 7

Artilharia

8 gols - Rinaldo (América) e Luan (Atlético Sorocaba)

Série A3 - Penapolense e Taubaté imbatíveis

A oitava rodada confirmou a boa fase das duas equipes. Em casa, o Penapolense não teve dificuldades para fazer 3 a 0 no lanterna Lemense. A equipe de Penápolis segue na liderança do grupo 1 com 20 pontos. Já o Taubaté, mesmo empatando em casa com o agora vice-lanterna Taboão da Serra por 1 a 1, segue líder do grupo 2 com 18 pontos, mas viu o Grêmio Osasco encostar.

Nos outros jogos do grupo 1, o XV de Jaú foi surpreendido em casa pelo ex-vice-lanterna Batatais por 2 a 1. O resultado fez com que a equipe de Jaú deixasse o G4. Os visitantes, além de saírem da zona de rebaixamento, voltaram para Batatais na sétima colocação, agora com oito pontos. Em Franca, a Francana perdeu a vice-liderança para a Santacruzense ao ser derrotada pela equipe de Santa Cruz do Rio Pardo por 1 a 0. O São Carlos conseguiu sua segunda vitória seguida ao vencer, em Osvaldo Cruz, o time da casa por 3 a 1. Enquanto os mandantes ficaram a um ponto da zona de degola, os sãocarlenses entraram no G4. Em Taquaritinga, o CAT caiu para a vice-lanterna ao ficar no 1 a 1 com a Inter de Bebedouro.

Mesmo fora de casa, o Velo Clube goleou e agora é o terceiro do grupo 2
Pelo grupo 2, o Juventus não saiu do zero contra a Itapirense. As duas equipes estão com 11 pontos, mesma pontuação do Paulínia, quarto colocado, que ficou no 1 a 1, fora de casa, diante do Barueri. O Grêmio Osasco se manteve na vice-liderança ao vencer por 2 a 0 a Inter de Limeira, que voltou para a lanterna da chave com cinco pontos. Em Guarulhos, o Flamengo foi goleado pelo Velo Clube: 3 a 0. O resultado deixou a equipe de Rio Claro na terceira colocação. Já o rubro-negro paulista tem a mesma pontuação do vice-lanterna Taboão da Serra.

Nos dez jogos da rodada foram marcados 22 gols, uma média de 2,2 gols por partida. Veja como está a classificação:

Grupo 1

1) Penapolense - 20
2) Santacruzense - 16
3) Francana - 13
4) São Carlos - 12

9) Taquaritinga - 7
10) Lemense - 4

Grupo 2

1) Taubaté - 18
2) Grêmio Osasco - 16
3) Velo Clube - 14
4) Paulínia - 11

9) Taboão da Serra - 6
10) Inter de Limeira - 5

Artilharia

8 gols - Gilsinho (Taubaté)
7 gols - Magrão (Barueri) e Fio (Penapolense)

* Fotos: Fernando Borges/Terra (1), Divulgação (2) e Fernando Carvalho/Gazeta de Limeira (3)

Muita chuva e um desequilibrado

Fernandinho fez seu papel e marcou mais um gol no Paulistão

O empate no clássico diante do Palmeiras teve sabor de derrota. Após pouco mais de uma hora de espera pelo início da partida devido às fortes chuvas que caíam na capital paulista, o primeiro tempo mostrou aquele novo time: muita velocidade com Lucas e um ataque com dois jogadores rápidos: Dagoberto e Fernandinho.

E não demorou para funcionar. Fernandinho, em jogada característica, após receber de Lucas, abriu o placar com um belo gol aos 26 minutos. Após o gol, foram pelo menos três chances de ampliar o marcador. Dagoberto e Lucas também ameaçavam bastante até os primeiros minutos do segundo tempo.

Tudo mudou com uma atitude intempestiva de Alex Silva. Ao contrário de Lucas, parece que o anúncio de uma renovação de contrato do zagueiro, que ainda pertence ao alemão Hamburgo, fez mal ao jogador. Foi para cima de Adriano sem necessidade. A falta não foi marcada. Era para seguir o jogo. Mas não, foi querer “se impor”. O mínimo que se pode esperar agora é uma punição da diretoria. Foi evidente que sua expulsão mudou a partida.

Só deu Palmeiras depois do lance. Por pouco o empate não se transformou em derrota. Rogério foi importante nesse aspecto. Duas grandes defesas evitaram um desastre maior. Ainda bem que teve condições de disputar o jogo.

Rivaldo e Willian José entraram muito mal. O primeiro, principalmente, errou muitos passes e tentou dribles que não funcionaram. O segundo só entrou, mal tocou na bola. E pior, entraram no lugar de dois grandes nomes da partida: Lucas e Dagoberto. Fernandinho já tinha dado lugar a Xandão. O time, além de perder sua velocidade, perdeu muito na ligação da defesa para o ataque, dando inúmeras oportunidades ao time alviverde.

Miranda mostrou como um defensor deve se portar. Chegou a levar um cartão amarelo no começo do jogo, foi provocado, mas foi muito bem na cobertura e ainda conseguiu fazer “uma graça” no campo de ataque.

Jean foi bem. A formação com três zagueiros faz com o que o lateral tenha mais liberdade e habilidade não lhe falta. Com uma defesa mais firme, Juan não compromete muito defensivamente. Vai bem com as bolas nos pés, atacando.

Casemiro mostra, cada vez mais, que é um bom jogador. Vai bem na marcação e ainda cria bastante. Teve uma oportunidade de balançar as redes em uma cabeçada. Carlinhos Paraíba não comprometeu e conseguiu, mais uma vez, sair de campo sem cartão amarelo.

A classificação à próxima fase está tranquila e contra o São Caetano será a chance de mostrar que o time está evoluindo. Ficou evidente no clássico que a expulsão pesou muito e comprometeu uma melhor avaliação do rendimento da equipe. Que na próxima partida, além de um futebol com muita velocidade, se tenha a cabeça no lugar, viu senhor Alex Silva?

* Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/VIPCOMM

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rodada completa do Campeonato Paulista

Neste final de semana, vários jogos movimentam as séries A1, A2 e A3 do Campeonato Paulista.

Série A1 - Clássico no Morumbi

São Paulo e Palmeiras brigam pela liderança do Paulistão 
O destaque da décima rodada da elite do Paulista é o clássico no Morumbi entre São Paulo e Palmeiras, no domingo às 16h. O Tricolor é o quarto colocado, a apenas dois pontos do Verdão, que é o líder da competição.

Mais nove jogos completam a rodada. No sábado, às 16h, em Itapólis, o Oeste tenta se manter no G8 contra o Linense, que busca fugir da zona de rebaixamento. Às 18h30, ocorrem mais três partidas. Em Americana, o time da casa, na sexta colocação, recebe o Mogi Mirim, que está a apenas um ponto da zona de degola. Na Vila Belmiro, se enfrentam Santos (5º) e São Bernardo (15º). No Pacaembu, tem o confronto entre Corinthians (3º) e Grêmio Prudente, lanterna do campeonato com apenas cinco pontos. No ABC, o Santo André, vice-lanterna, recebe a Ponte Preta (7º).

No domingo, mais quatro jogos às 18h30. No Canindé, a Portuguesa (12º) tenta se reencontrar com a vitória diante do Bragantino (10º). Em Bauru, o Noroeste, outro que tenta escapar do rebaixamento, enfrenta o São Caetano (11º). Em Itu, ocorre o duelo entre Ituano (16º) e Botafogo (13º). Fechando a rodada, em Jundiaí, o Paulista, próximo do G8, tenta passar pelo vice-líder Mirassol.

Série A2 - De olho neles

Como não poderia ser diferente, o destaque nesta 12ª rodada mais uma vez vai para a invencibilidade de duas equipes: Catanduvense (grupo 1) e XV de Piracicaba (grupo 2). O time de Catanduva, líder com 25 pontos, joga no sábado às 18h30, em Ribeirão Preto, contra o vice-líder Comercial. Já o time de Piracicaba, no Barão de Serra Negra às 20h da segunda-feira, tem pela frente o Red Bull (5º), que vem se recuperando na competição. Confira os demais jogos dos grupos.

O grupo 1, também às 18h30, tem o confronto entre Rio Claro (7º) e Sertãozinho, lanterna desesperado do grupo com apenas cinco pontos. Os outros três jogos da chave acontecem no mesmo horário: às 19h. Na Fonte Luminosa, a Ferroviária, que entrou no G4 na última rodada, tenta se consolidar entre os quatro melhores diante do Marília, que ainda luta para sair da zona de rebaixamento. Em Araras, um confronto entre duas equipes que tentam voltar ao G4: União São João e Monte Azul. Em São José do Rio Preto, tem o clássico entre América (8º) e Rio Preto (4º).

Em quatro jogos contra o Atlético Sorocaba, o Guarani nunca perdeu
Pelo grupo 2, uma partida já foi realizada na manhã deste sábado. Em Jaguariúna, o lanterna Rio Branco conseguiu sua segunda vitória na competição. Venceu o vice-lanterna Palmeiras B por 3 a 2. Às 15h, em São Paulo, o Pão de Açúcar (8º) enfrenta o União Barbarense (7º). Mais dois jogos ocorrem às 16h. Em Campinas, o Guarani (3º) recebe o líder Atlético Sorocaba e, em Sorocaba, o São Bento (6º) enfrenta o São José (4º).

Série A3 - Confrontos entre líderes e lanternas

Na lanterna, Lemense tem difícil partida diante do líder Penapolense
Pela oitava rodada da série A3, teremos dois duelos interessantes entre líderes e lanternas dos grupos. No grupo 1, em Penápolis, o confronto será entre Penapolense e Lemense. Pelo grupo 2, o Taubaté recebe o Taboão da SerraAs duas partidas acontecem neste domingo às 10h. Mais oito jogos completam a rodada.

No grupo 1, todas as partidas acontecem no domingo. Às 10h, em Jaú, o XV tenta se manter no G4 diante do vice-lanterna Batatais. Em Franca, uma hora depois, a vice-líder Francana recebe a Santacruzense (3º). Às 15h, em Osvaldo Cruz, o time da casa enfrenta o São Carlos (6º). Uma hora mais tarde, em Taquaritinga, tem CAT (8º) e Inter de Bebedouro (5º).

Pelo grupo 2, logo mais às 15h, acontecem duas partidas. O Barueri (8º) recebe o Paulínia (4º) e o Juventus (5º), na rua Javari, enfrenta a Itapirense (6º). Dois jogos encerram o grupo às 10h do domingo. Em Osasco, o vice-líder Grêmio enfrenta a vice-lanterna Inter de Limeira, que conseguiu sua primeira vitória na última rodada. Já em Guarulhos, o Flamengo (7º) mede forças com o Velo Clube (3º).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resultados das séries A2 e A3

Nesta quarta-feira, a bola rolou nas séries A2 e A3 do Campeonato Paulista.

Série A2 - Ninguém derruba Catanduvense e XV de Piracicaba

As duas equipes continuam invictas na competição e venceram seus jogos nesta 11ª rodada pelo mesmo placar: 2 a 0. Com os resultados, o Catanduvense segue na liderança do grupo 1, agora com 25 pontos. A vítima da vez foi o Rio Claro. Já o XV de Piracicaba subiu para a segunda colocação do grupo 2 com 23 pontos. Em casa, os piracicabanos venceram o São José com dois gols de André Cunha.

Júlio César tem sido o principal nome na reabilitação da Ferroviária
Mais quatro jogos aconteceram pelo grupo 1. À tarde, o Rio Preto, em casa, passou pelo União São João por 1 a 0 e roubou o lugar do time de Araras no G4. No jogo dos desesperados, o vice-lanterna Marília afundou ainda mais o lanterna Sertãozinho. Jogando em seus domínios, o MAC chegou a sofrer o primeiro gol, mas virou o jogo e goleou o Touro dos Canaviais por 5 a 2. Com o resultado, os mandantes chegaram aos nove pontos, mas ainda estão a quatro do América, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já os visitantes estacionaram nos cinco pontos e encontram-se em situação delicada.

Em Ribeirão Preto, o Comercial se reencontrou com a vitória na estreia de Márcio Fernandes no comando da equipe. O Bafo venceu o Monte Azul pelo placar mínimo. O resultado garante a equipe no G4. Já o time de Monte Azul Paulista deixou o grupo dos quatro melhores. Em Araraquara, a Ferroviária conseguiu sua terceira vitória consecutiva. Fez 3 a 1 no América e chegou ao G4, ocupando a terceira colocação. O time de São José do Rio Preto é o oitavo colocado e está a quatro pontos da zona de rebaixamento e também a quatro do G4.

O grupo 2 teve início na terça-feira com a vitória por 1 a 0 do Red Bull sobre o Pão de Açúcar. Após o complemento dos outros jogos nesta quarta, o time de Campinas ficou na quinta colocação, a quatro pontos do G4. Já o PAEC é o oitavo e tem um ponto a mais que o Palmeiras B, primeiro na zona de rebaixamento. O Verdinho não disputou essa rodada pois o Guarani, que seria seu adversário, teve um jogo pela Copa do Brasil contra o União Rondonópolis (a partida terminou 0 a 0 e o Bugre se classificou à próxima fase). O confronto deve ocorrer no dia primeiro de março.

Outros dois jogos completaram o grupo. Em Sorocaba, o Atlético se manteve na liderança ao derrotar o União Barbarense por 3 a 2. O time de Santa Bárbara d'Oeste, com a derrota, se afastou no G4 e está a apenas três pontos do rebaixamento. Fechando o grupo, em Americana, o lanterna Rio Branco se afundou ainda mais. Foi derrotado pelo São Bento por 2 a 0. A equipe de Sorocaba chegou aos 13 pontos mas ainda está distante do G4.

A rodada teve 25 gols em 9 jogos, uma média de 2,8 gols por partida. Confira como está a classificação:

Grupo 1

1) Catanduvense - 25
2) Comercial - 18
3) Ferroviária - 17
4) Rio Preto - 17

9) Marília - 9
10) Sertãozinho - 5

Grupo 2

1) Atlético Sorocaba - 23
2) XV de Piracicaba - 23
3) Guarani - 20
4) São José - 20

9) Palmeiras B - 9
10) Rio Branco - 4

Artilharia

7 gols - Luan (Atlético Sorocaba)
6 gols - Rinaldo (América), Fabiano (Atlético Sorocaba), Fábio Santos (XV de Piracicaba) e Junai (União São João)


Série A3 - Penapolense e Taubaté continuam imbatíveis

Na série A3, também são dois os invictos. O Penapolense, líder do grupo 1, venceu mais uma. Jogando em Bebedouro, fez 2 a 1 na Inter e chegou aos 17 pontos, abrindo quatro sobre a vice-líder Francana. Já o time da casa é o quinto colocado com nove pontos, a dois do G4. O Taubaté, líder do grupo 2, derrotou, em casa, o Flamengo de Guarulhos por 1 a 0. Resultado que deixa o Burro da Central com 17 pontos também e com os mesmos quatro pontos em relação ao vice-líder de seu grupo, o Grêmio Osasco.

Nos outros jogos do grupo 1, o lanterna Lemense perdeu em casa para o São Carlos por 2 a 1. Resultado que deixa a equipe de Leme com os mesmos quatro pontos. Já os visitantes respiraram um pouco e chegaram aos nove pontos, a dois do G4 e a quatro do R2. Outro visitante que se deu bem foi a Santacruzense. A equipe foi até Batatais e venceu o time da casa por 3 a 2. Com a vitória, está na terceira colocação. Já o Batatais continua na zona de rebaixamento.

Em Jaú, o XV chegou aos onze pontos e entrou no G4 ao derrotar o Osvaldo Cruz (7º) por 2 a 1. Fechando o grupo, a Francana manteve-se na vice-liderança ao vencer o Taquaritinga também por 2 a 1. O CAT é apenas o oitavo colocado e está a um ponto da zona de rebaixamento.

A torcida da Inter de Limeira comemorou a primeira vitória na A3
No grupo 2, o Taboão da Serra voltou para a lanterna da chave após empatar em casa por 1 a 1 com o Paulínia, quarto colocado. Outro que tropeçou em casa foi a Itapirense (6º) que empatou por 2 a 2 com o Velo Clube, que manteve-se no G4. O mesmo placar ocorreu em Barueri entre o time da casa e o Grêmio Osasco. Enquanto o primeiro está agora na oitava colocação a um ponto da zona de rebaixamento, o segundo continua na vice-liderança. Encerrando os jogos do grupo, em Limeira, a Inter conseguiu sua primeira vitória na competição ao fazer 3 a 2 sobre o Juventus, que deixou o G4 com a derrota.

Foram 33 gols em 10 partidas, uma boa média de 3,3 gols por jogo. Confira como está a classificação:

Grupo 1

1) Penapolense - 17
2) Francana - 13
3) Santacruzense - 13
4) XV de Jaú - 11

9) Batatais - 5
10) Lemense - 4

Grupo 2

1) Taubaté - 17
2) Grêmio Osasco - 13
3) Velo Clube - 11
4) Paulínia - 10

9) Inter de Limeira - 5
10) Taboão da Serra - 5

Artilharia

7 gols - Gilsinho (Taubaté)
6 gols - Fio (Penapolense)

* Foto da Ferroviária: Leonardo Fermiano

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Séries A2 e A3 do Paulista não param

Ao contrário da série A1 do Campeonato Paulista, que não tem confrontos neste meio de semana, as séries A2 e A3 realizam suas rodadas.

Série A2 - Catanduvense ou XV de Piracicaba, quem perde primeiro?

No primeiro turno, Sertãozinho e Marília ficaram no 1 a 1
Os destaques nesta 11ª rodada continuam sendo Catanduvense e XV de Piracicaba que ainda não sabem o que é perder na competição. Enquanto o primeiro está no grupo 1 e é líder com 22 pontos, o segundo disputa o grupo 2 e, apesar de ter os mesmos 20 pontos do líder Atlético Sorocaba, ocupa a quarta posição por ter uma vitória a menos.

Nesta quarta-feira, o time de Catanduva recebe, no Sílvio Salles às 20h, o Rio Claro (7º), que na última rodada venceu o Comercial e causou a demissão do treinador da equipe de Ribeirão Preto. No mesmo grupo, no Anísio Haddad às 15h, o Rio Preto (6º) enfrenta o vice-líder União São João. Às 19h em Marília, no jogo dos desesperados, o MAC, vice-lanterna, recebe o lanterna Sertãozinho, que somou apenas cinco pontos até o momento. Meia hora mais tarde, o Comercial (3º), comandado agora por Márcio Fernandes, tem pela frente o Monte Azul (4º). Fechando os jogos do grupo, às 20h na Arena da Fonte, a Ferroviária (5º) tenta entrar de vez no G4 diante do América (8º), que também está na briga.

O grupo 2 já teve início nesta terça. Jogando em Campinas, o Red Bull conquistou mais uma vitória ao passar pelo Pão de Açúcar por 1 a 0. Enquanto o Touro Vermelho se aproximou do G4, o PAEC pode ir para a zona de rebaixamento caso o Palmeiras B vença o seu jogo. No entanto, o Verdinho fará sua partida dessa rodada apenas no dia primeiro de março, já que seu adversário, o Guarani, tem compromisso pela Copa do Brasil diante do União Rondonópolis. Os outros três confrontos ocorrem na quarta. Às 19h, em Sorocaba, o Atlético tenta se manter na liderança diante do União Barbarense (6º). Uma hora depois, um jogaço. O XV de Piracicaba recebe, no Barão de Serra Negra, o São José (2º). As duas equipes podem alcançar a liderança da chave. Em Americana, às 20h30, o lanterna Rio Branco tenta sua segunda vitória na competição - venceu apenas o Red Bull por 2 a 0 - contra o São Bento (7º).

Série A3 - Penapolense e Taubaté são os invictos

Penapolense, de Luciano Gigante (foto) tem a melhor campanha da A3
Na série A3, todos os jogos da sétima rodada acontecem nesta quarta-feira. Pelo grupo 1, em Bebedouro às 15h, a Inter (4º) tenta permanecer no G4 diante do líder Penapolense. No mesmo horário, em Batatais, o time da casa luta para sair do rebaixamento. O adversário é a Santacruzense (3º). Em Leme, também tem encontro de desesperados. O lanterna Lemense, que ainda não venceu, recebe o São Carlos (8º), que tem apenas uma vitória. Às 19h, em Jaú, o XV (5º) disputa um lugar com o Osvaldo Cruz (6º) no G4. Uma hora depois, a vice-líder Francana, jogando em casa, tenta derrotar o Taquaritinga (7º), encostado na zona de degola.

No grupo 2, o Taboão da Serra (9º), às 15h no Vereador José Ferez, tenta sair da zona de rebaixamento contra o Paulínia (5º). No mesmo horário, no Joaquim de Moraes Filho, o líder  Taubaté entra em campo de olho na liderança diante do Flamengo de Guarulhos (7º). Às 19h30, em Itapira, a Itapirense (6º) busca o G4 contra o Velo Clube (3º). Meia hora mais tarde, em Barueri, o time da casa, próximo do R2, duela com o vice-líder Grêmio Osasco. Encerrando o grupo, em Limeira às 20h30, a lanterna Inter busca sua primeira vitória contra o Juventus (4º).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Gattuso suspenso por quatro jogos

O volante do Milan que deu uma cabeçada em Joe Jordan, auxilar técnico do Tottenham, foi punido pela UEFA com uma suspensão de quatro partidas.

Gattuso já não iria atuar na partida da volta pela Liga dos Campeões, no dia 8 de março em Londres, por ter levado um cartão amarelo no San Siro, em Milão, na derrota por 1 a 0.

O time italiano, mesmo tendo o direito de recorrer em até três dias, já avisou que não contestará a decisão. A UEFA puniu o jogador italiano alegando conduta antidesportiva grave. Gattuso já pediu desculpas publicamente e comentou o caso.

"Perdi a cabeça e assumo toda a responsabilidade porque fiz algo que não devia", declarou aos jornais da Itália. "Jordan me atrapalhou durante todo o segundo tempo, mas isso não justifica minha reação. Errei ao fazer o que fiz com uma pessoa mais velha que eu", completou o "nervosinho".

Saiba mais em: redeesportiva.blogspot.com/2011/02/gattuso-tera-que-dar-explicacoes.html

Veja o vídeo da confusão:



* Foto: Stefano Rellandini/Reuters

Sérgio Guedes demitido pela Lusa

Sérgio Guedes esteve no comando da Portuguesa durante 4 meses
O treinador da Portuguesa foi outro que perdeu o cargo no final de semana. Segundo o site do clube, a dispensa se deu pela falta de resultados positivos. No sábado, a equipe foi derrotada pelo São Caetano por 1 a 0 (veja o gol abaixo).

No comando da Lusa, Guedes teve um aproveitamento de 53,3%. Em 20 partidas, foram dez vitórias, dois empates e oito derrotas. Estreou no dia 16 de outubro do ano passado, quando goleou o Guaratinguetá (atual Americana) por 3 a 0.

Na última quarta-feira, em sua estreia na Copa do Brasil, a equipe foi derrotada pelo Bangu, no Rio de Janeiro, por 3 a 1. Visando avançar na competição nacional, a diretoria já anunciou, nesta segunda-feira (21), a contratação de Jorginho, que já passou por Ponte Preta, Goiás e Palmeiras. Como jogador, o novo comandante defendeu a Portuguesa entre 1983 e 1990.

"Tenho uma forte ligação com a Portuguesa. Cresci aqui dentro e estou voltando para escrever mais um capítulo desta bonita história", declarou ao site oficial do clube. "Temos pouco tempo para arrumar a casa. Quarta-feira já temos jogo (contra o Bangu no Canindé) e precisamos da classificação", completou.

A Portuguesa ocupa a 12ª colocação no Campeonato Paulista e, em nove rodadas, venceu três vezes, empatou uma partida e perdeu outras cinco. Marcou 11 gols e sofreu 15.

Saiba mais sobre os treinadores envolvidos no assunto:

Sérgio Guedes

Nome - Ivanílton Sérgio Guedes
Naturalidade - Rio Claro-SP
Data de nascimento - 07/11/1962 (48 anos)
Carreira como treinador - São Carlos (2006), Ponte Preta (2007-09), Santo André (2009), Bahia (2009), São Caetano (2010) e Portuguesa (2010-11)
Carreira como jogador (goleiro) - Araçatuba (1983), Ponte Preta (1984-89), Santos (1989-93), Goiás (1993), Cruzeiro (1993), Internacional (1994), Botafogo-SP (1995), Lousano Paulista (1996), Santos (1996), São José-RS (1997), Coritiba (1997), América-SP (1998-00) e Sãocarlense (2002)

Jorginho

Nome - Jorge Luís da Silva
Naturalidade - São Paulo-SP
Data de nascimento - 22/03/1965 (45 anos)
Carreira como treinador - Palmeiras B (2008-09), Palmeiras (2009), Goiás (2010), Ponte Preta (2010) e Portuguesa (2011)
Carreira como jogador - Portuguesa (1983-90), Palmeiras (1990-92), Santo André (1992, 1994 e 1997), Paysandu (1993), Coritiba (1994), Juventude (1995), Paulista (1996), Atlético-MG (1997), Santos (1998-99), Paraná (1999), Fluminense (2000-01), Avaí (2002) e Rio Branco-SP (2002)



* Foto principal: José da Cunha/Portuguesa

Lanterna Grêmio Prudente demite técnico

Roberval Davino não é mais o treinador da equipe de Presidente Prudente. A decisão foi tomada após a derrota em casa para o Oeste de Itápolis por 2 a 0. Uma vitória tiraria o time da zona de rebaixamento, mas o resultado negativo fez com que o clube retornasse à lanterna da competição com apenas cinco pontos.

Comandada em sete partidas por Davino, a equipe venceu apenas uma vez, teve dois empates e quatro derrotas.

Na próxima rodada, diante do Corinthians no Pacaembu, o time será dirigido pelo diretor de futebol do clube, Fábio Giuntini, que já comandou o Grêmio no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado e, interinamente, na partida contra o Santos, pela terceira rodada do Paulistão, quando perdeu por 4 a 2.

Roberval Davino é treinador há 26 anos. Começou na Seleção de Juniores e passou por cerca de 40 clubes. Confira na ficha abaixo.

Roberval Davino

Data de nascimento - 12/08/1954 (56 anos)
Naturalidade - Maceió-AL
Carreira como treinador - Seleção de Juniores (1985), CRB-AL (1986, 1998, 2001 e 2008), CSA-AL (1987, 1996, 1997 e 2008), São Domingos-AL (1988-89), Novo Horizonte-GO (1992), Juventude (1992, 2000 e 2001), Goiás (1993), Vila Nova-GO (1993, 1994 e 1996-97), Goiânia (1993), XV de Jaú (1993), Araçatuba (1994 e 1999), Atlético-GO (1995), Anápolis (1995), Botafogo-SP (1995), Lousano Paulista (1996), Mirassol (1998, 1999, 2000, 2003, 2004, 2008-09 e 2009), Mogi Mirim (1998, 2002 e 2010), Matonense (1998-99), Sampaio Corrêa (1999), Inter de Limeira (2000), São Caetano (2000), União Barbarense (2001), Figueirense (2002), Marília (2003 e 2005), América-SP (2003, 2004-05 e 2006), Gama (2003), Remo (2005), Caxias (2005), América-RN (2006), Fortaleza (2006), Ituano (2007), ABC-RN (2007), Bragantino (2007), Santo André (2007), Guarani (2007-08), Brasiliense (2009 e 2010), Linense (2009), Metropolitano-SC (2009-10), Guaratinguetá (2010) e Grêmio Prudente (2011).

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Habemus time?

Com contrato renovado, Lucas tem tudo para ser o nome da temporada
No último sábado no Morumbi, na goleada sobre o Bragantino, Carpegiani finalmente conseguiu repetir uma formação do São Paulo. Em relação à partida diante do Treze pela Copa do Brasil, a única mudança foi a entrada de Casemiro no lugar do contundido Rodrigo Souto.

A equipe produziu bastante e foi superior durante os 90 minutos diante de um frágil Bragantino que cometia muitas faltas. No entanto, a evolução da equipe ficou clara. Parece que o time começa a ganhar uma cara. Assim como aconteceu na Paraíba, Lucas colocou muita velocidade no Tricolor. Apesar de ter sido apenas o segundo jogo do camisa 7, o entrosamento com Dagoberto e Fernandinho tem surpreendido. De quebra, o meia ainda balançou as redes.

O torcedor observou um time muito rápido e que praticamente matou a partida no primeiro tempo. Foram várias oportunidades criadas e ainda um pênalti perdido por Rogério Ceni, que poderia chegar ao 99º gol. O goleiro ainda cobrou uma falta na segunda etapa, mas, apesar do gol de cabeça do zagueiro Miranda, o dia era do ataque.

Willian não me deixa mentir. O atacante não poderia ter estreado melhor. Entrou no segundo tempo e no seu primeiro chute marcou um belo gol. Uma ótima opção para o ataque.

Mesmo sem marcar, Dagoberto foi fundamental na vitória. Levantou a bola do primeiro gol e, no segundo, fez uma grande tabela com Fernandinho, que também teve um ótimo desempenho e sofreu o pênalti perdido por Rogério.

Depois de sofrer 12 gols em oito partidas, já é o segundo jogo sem ver o adversário balançar as redes. Rhodolfo se mostrou mais confiante e foi bem no ataque também. Miranda e Alex Silva deram ainda mais segurança. Parece que Carpegiani não vai conseguir fugir dos três zagueiros. Com mais liberdade, Juan e Jean rendem muito.

Casemiro, mesmo com um futebol distante do apresentado no Sul-Americano sub-20, mostrou que deve ser titular. Carlinhos Paraíba também foi bem e, o mais importante, não levou cartão amarelo.

Mesmo com a possível volta de Rivaldo, Carpegiani deve manter a mesma equipe no clássico diante do Palmeiras. Pelo menos é isso que se espera.




* Coluna publicada também no site FutNet no dia 20 de fevereiro de 2011
* Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM