O Olympiacos caminha a passos largos para a conquista de seu 38º campeonato grego. O clube, recordista em títulos da Grécia, é o atual líder da Liga com vantagem de sete pontos em relação ao rival Panathinaikos.
Como já é comum na Europa, a equipe conta com muitos estrangeiros. A começar pelo treinador espanhol, Ernesto Valverde, que está no comando técnico desde o meio do ano passado, após uma passagem ruim pelo Villarreal, onde foi demitido na 20ª rodada do Espanhol. Valverde, 47 anos, já tinha dirigido o time na temporada 2008-09, quando conquistou o campeonato nacional e a Copa da Grécia.
"Eu tinha um sentimento de que ainda devia algo ao clube, que sempre me tratou tão bem", comentou o treinador em sua reapresentação ao Olympiacos. "Por isso não fui capaz de dizer não."
O ataque, também "internacional", já marcou 29 gols dos 40 gols na temporada. A linha de frente conta com o belga Kevin Mirallas, atacante que se transferiu para o Olympiakos no início da temporada 2010/11 e que começou sua carreira profissional no Lille, atual líder do Campeonato Francês.
Depois de cinco temporadas no Saint-Étienne, onde marcou apenas três gols em 53 partidas, Mirallas foi parar na Grécia. Até o momento, já fez nove gols em 19 jogos.
O companheiro de ataque, Marko Pantelic, já balançou as redes sete vezes, mesmo número de David Fuster, velho conhecido do técnico na passagem pelo Villarreal.
Outro que vem bem também é Albert Riera. O experiente espanhol veio do Liverpool e tem desempenhado importante papel na equipe. Riera disputou a Copa das Confederações da FIFA de 2009, mas não foi convocado para o Mundial no ano seguinte. O jogador já fez 6 gols em 19 partidas. Seu melhor desempenho havia sido na temporada 2007-08, quando defendia o Espanyol e marcou quatro vezes em 36 jogos.
Além dos quatro já citados, a equipe contratou, na última janela de transferências, o argelino Rafik Djebbour, que estava no AEK de Atenas.
Os estrangeiros não param por aí. Reforçam a equipe o zagueiro sueco Olof Mellberg, o defensor espanhol Raúl Bravo e o meia espanhol Ariel Ibagaza. Um grego aparece no gol: o experiente Antonios Nikopolidis, que completará 40 anos neste ano.
Depois da decepção da última temporada e da eliminação nas eliminatórias para a Liga dos Campeões da UEFA em agosto do ano passado, o time grego tem tudo para conseguir mais uma conquista no campeonato nacional.
Olympiacos
Nome - PAE Olympiakos Syndesmos Filathlon Piraeus
Ano de Fundação - 1925
Presidente - Vaggelis Marinakis
Cidade - Piraeus
País - Grécia
Site oficial - www.olympiacos.org/
Material esportivo - Puma
Principais patrocinadores - Vodafone e Citibank
Principais títulos - Campeonato Grego (37), Copa da Grécia (21) e Supercopa da Grécia (2)
Rankings - UEFA: 34º e IFFHS: 122ºClassificação do Campeonato Grego
1) Olympiakos - 54
2) Panathinaikos - 47
3) PAOK - 34
4) AEK Athens - 33
5) Kavala - 31
6) Olympiakos Volos - 28
7) Aris - 28
8) Ergotelis - 28
9) Atromitos - 26
10) Iraklis - 26
11) Xanthi - 24
12) Kerkyra - 24
13) Asteras Tripolis - 21
14) Panionios - 21
15) Larissa - 18
16) Panserraikos - 16
* Fonte: FIFA.com
* Foto: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário